Assistente social do Jequitinhonha ganha Concurso de Poesias do CRESS-MG

Publicado em 18/05/2015

Com estrofes que versam sobre a desigualdade social e a luta de assistentes sociais por direitos humanos, o poema “Vamos à luta”, de Mariana Mendes Murta, assistente social de Caraí, município do Jequitinhonha, conquistou o primeiro lugar do Concurso de Poesias do CRESS-MG.

O resultado foi divulgado em Belo Horizonte, na última sexta-feira, 15 de maio, Dia do/a Assistente Social, durante evento promovido pelo Conselho para comemorar a data.

A iniciativa teve o objetivo de incentivar a categoria a expressar de forma poética os desafios da profissão. Com o tema “Assistente social – Profissional de luta, profissional presente!”, o/a autor/a da melhor poesia receberia a Coleção Biblioteca Básica de Serviço Social, Ed. Cortez.

Premiação surpresa

Formada há quase um ano, a vencedora do concurso, Mariana, é natural de Caraí, no Jequitinhonha e atualmente trabalha no CRAS da cidade de Machacalis. E foi onde a assistente social estava quando recebeu a ligação do CRESS-MG informando que ela havia ficado entre as finalistas e por isso estava sendo convidada a assistir pessoalmente o resultado, em BH, no evento do Dia do/a Assistente Social.

Após mais de 10 horas de viagem, Mariana soube que havia ganhado o concurso quando ouviu sua poesia sendo declamada pelo músico Tom Nascimento. Emocionada, ela disse que ficou muito contente com o resultado.

“Este é um poema que veio da alma, da luta, do que nós acreditamos. Fico muito feliz de ver que ele está aqui, hoje, representando o grito de toda uma categoria profissional: vamos à luta!”, comentou ainda surpresa com toda a história.

A poesia vencedora, segundo o presidente do Conselho, Leonardo David, “revela a identidade profissional e a perspectiva da luta da categoria por dias diferentes e pela construção de uma nova sociabilidade”.

Conheça a seguir a poesia escrita vencedora.

VAMOS À LUTA

Por Mariana Mendes Murta

Nessa terra de Vera Cruz

Cheia de encantos mil

Vislumbra-se uma questão

Que é antiga como o Brasil.

Dos seus encantos, os recantos

Os rincões mais esquecidos

Onde impera o descaso

Com um povo oprimido.

A questão se alastra

Não é de hoje que se mostra

Deram nome: “problema social”

Faceta do império do Capital!

E nessa roda viva

Em que a vida se revela

Já sabemos quem é que priva

E quem sofre a mazela.

Para intervir na questão social

É que se forma o assistente social

Tem um código de ética e conduta

E hoje empunha a bandeira: Vamos à luta!

Se para todos, as políticas são públicas,

Está combinado, não precisam súplicas

E se a nossa luta se trava há anos

Não é à toa, é pelos direitos humanos!

Segundo e terceiro lugares

Em segundo lugar ficou a poesia  “Conclamo-vos à luta!" de Alessandra Alves Lara, da cidade de Bom Sucesso, e em terceiro, “Lado a lado, frente a frente na luta”, de Jorge Luiz da Silva, da cidade de Nova União. (Link a ser disponibilizado)

O CRESS-MG agradece a todos/as que participaram e parabeniza, em especial, os três primeiros lugares!