30h é o limite! Centenas de trabalhadores/as da saúde marcharam em BH pelas 30h na saúde

Publicado em 14/05/2015

Trabalhadores e trabalhadoras de toda Minas Gerais se reuniram nesta terça-feira, 12 de maio, em BH, para reivindicar a jornada de 30 horas na saúde, sem redução salarial. A marcha foi organizada por conselhos e entidades de defesa da classe trabalhadora, como o CRESS-MG, e mobilizou centenas de pessoas pelo centro da capital mineira.

A carga horária de 30 horas semanais é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) por reconhecerem que é impossível lidar com a vida de outras pessoas sob estresse e exaustão mental e física.

O ato se iniciou pela manhã, na Praça da Estação, no Centro de BH, e seguiu até a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na região Centro-Sul, onde, às 14h, foi realizada uma audiência pública para debater a redução da carga horária com parlamentares.

Assistentes Sociais na Luta!

Na semana em que se comemora o Dia do/a Assistente Social, representantes da categoria marcaram presença no evento. O conselheiro do CRESS-MG, Maykel Calais, lembrou que embora assistentes sociais tenham a jornada de 30 horas semanais garantida pela Lei Federal 12.317/2010, a aplicação não é uma realidade.

“Temos enfrentado dificuldades nos governos federal, estaduais e municipais, como o caso de BH, para a implantação da lei. A nossa luta ainda não acabou, e, também por isso somos solidários às demais categorias da saúde que reivindicam melhores condições de trabalho. Devemos nos unir para mostrar aos nossos governantes e à sociedade que 30 horas é o limite!”, afirma.

Trabalhar na saúde é mais que uma profissão, é uma missão. A jornada de 40 horas é exaustiva. Com a redução da carga horária, os profissionais poderão focar mais em suas atividades, trazendo melhoria na qualidade de serviço, no relacionamento interpessoal e na diminuição das doenças causadas pelo estresse.

Fórum Estadual pelas 30 horas na Saúde

Na ocasião foi instaurado o Fórum Estadual pelas 30 horas na Saúde, composto por entidades representativas da saúde, com o intuito de fortalecer o movimento pela redução da jornada de trabalho dos profissionais da área. O CRESS-MG também integra o movimento.

Fique por dentro do nosso site para futuras informações sobre o tema.

Confira a cobertura fotográfica que o CRESS-MG fez do ato.