Vem aí o 1º Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: Desafios Contemporâneos

Publicado em 30/03/2015

O Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, de 9 a 12 de junho, o 1º Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: Desafios Contemporâneos e, simultaneamente, o 2º Seminário Nacional de Território e Gestão de Políticas Sociais e o 1º Congresso de Direito à Cidade e Justiça Ambiental. 

O evento tem natureza científica e tem como objetivo propiciar espaços de divulgação, reflexão e discussão da produção científica sobre os desafios colocados para as políticas sociais contemporâneas, envolvendo diferentes áreas do conhecimento e profissões que atuam com estas políticas e discutir os direitos sociais na perspectiva do território e do direito à cidade.

Público-alvo

Professores, pesquisadores e profissionais, alunos de Pós-Graduação e de Graduação de  Serviço Social, Direito, Administração, Economia, Geografia, Ciências Sociais e áreas afins à temática.

Submissão de Trabalhos

Os trabalhos a serem submetidos para apresentação nos ESPAÇOS DE DEBATE E PESQUISA, na modalidade comunicação oral, deverão ser postados no site do evento, mediante inscrição, entre 03 de março e 05 de Abril de 2015.

Eixos temáticos:

1. Política Social, Seguridade Social e Proteção Social.

Ementa: Seguridade Social: concepções e arcabouço legal. Debate internacional sobre a Seguridade e Proteção Social em tempos de crise. Limites e desafios das políticas sociais.

2. Gestão de Políticas Sociais

Ementa: Diretrizes e tendências atuais da gestão de Políticas Sociais. Processos de Gestão (planejamento, monitoramento, avaliação, controle social, burocracia, intersetorialidade e trabalho em rede). Orçamento público. O território enquanto “chão” das políticas sociais,

3. Exercício profissional do assistente social nas Políticas Sociais

Ementa: A intervenção profissional do Assistente Social nas diferentes políticas sociais. Os processos de trabalho do assistente social nas políticas sociais. A configuração do exercício profissional nos diferentes espaços socio-ocupacionais que implementam as políticas sociais. As particularidades do exercício profissional nas políticas sociais.

4. Fundamentos, Trabalho e Formação do Serviço Social

Ementa: A formação profissional do assistente social. O trabalho e os processos de trabalho do assistente social. Os fundamentos teórico metodológicos, ético político e técnico-operativos constitutivos do exercício profissional do assistente social.

5. Gênero, Direitos Humanos, Políticas Públicas e Diversidade

Ementa: Ordem Patriarcal de gênero, Violência de gênero, Direitos Humanos e Políticas Públicas. Desafios e avanços no campo do gênero, raça/etnia e diversidade sexual.

6. Movimentos Sociais e participação social

Ementa:  O Estado brasileiro e a estratégia de enfrentamento dos movimentos sociais na atualidade, das jornadas de junho aos movimentos por moradia. A negação dos direitos civis, políticos e sociais. Participação Social.

7. Direitos Humanos, Estado Penal e Criminalização da pobreza

Ementa: Direitos Humanos, lutas e debates contemporâneos. Implicações do Estado Penal e da criminalização da pobreza. Debates no campo sóciojurídico.

8. Território Poder e Conflito.

Ementa: A pluralidade conceitual do território, migração e do conflito. O território, a territorialidade, a desterritorialização, a reterritorialização e a multiterritorialidade no contexto das interconexões e interações envolvendo o poder caracterizado pela consolidação e sistematização de inovações que influenciam a organização do espaço no tempo.

9. Direito à Cidade, Planejamento e Justiça Ambiental

Ementa:  Processo de urbanização no Brasil e no mundo. Os interesses em jogo na terra urbana. Funções sociais da cidade. Planejamento urbano-ambiental. Impactos ambientais. Distribuição e localização dos efeitos negativos. Sustentabilidade social, econômica e ambiental. Política Urbana, mobilidade e acesso na cidade.

Confra aqui mais informações!

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Tupis, 485 - sala 502. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30190-060

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h