NAS de Viçosa e região reúne profissionais para comemorar seus 10 anos

Publicado em 26/11/2014

Os 10 anos do Núcleo de Assistentes Sociais de Viçosa (Nasvir) foram comemorados com um evento aberto à categoria, no dia 15 de novembro, que tratou da importância dos NAS como estratégia de descentralização das ações do CRESS-MG.

Cerca de 30 profissionais estavam presentes no encontro, que teve como convidado o presidente do Conselho, Leonardo David. Entre os temas abordados estavam a precarização do ensino no Brasil – tendo como foco as graduações em Serviço Social -, e a precarização das políticas sociais e, consequentemente, dos trabalhadores dessas políticas, incluindo o assistente social.

O presidente do CRESS-MG também destacou a relevância dos NAS para a descentralização do processo de discussão dentro da categoria e, ainda mais importante, sua territorialização na visão de um Serviço Social mais ligado às questões regionais e na busca de uma sociedade mais justa e igualitária em todas as realidades brasileiras. Na comemoração, também estiveram presentes o coordenador da Seccional Juiz de Fora, Geovane Martins, e a coordenadora da Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago), Marília Soares.

Os NAS cumprem papel que consideramos fundamental na organização política dos assistentes sociais, principalmente daqueles que estão no interior do estado, como pontua Marília. “Esse espaço possibilita a articulação dos profissionais de base, a descentralização e ampliação dos debates e interiorização das ações realizadas pelo CRESS. Apoiar a manutenção e incentivar a organização de assistentes sociais nesses espaços sem dúvida tem sido um acerto político da categoria”, afima.

História e futuro

Mesmo com as dificuldades, como os momentos de desarticulação, um dos fatores que permitiu o Nasvir completar seus 10 anos foi o reconhecimento, por parte da categoria, de sua importância como espaço de luta, segundo indica o seu atual coordenador do Núcleo, Tiago Duarte. “Sempre tem alguém para dar continuidade ao trabalho. A categoria reconhece este espaço de luta e se enxerga como parte dele”, destaca.

Outro ponto que contribui para a manutenção do Nasvir, para Tiago, é o apoio do CRESS-MG. “Não há NAS forte se o Conselho não o fortalece, pois, o trabalho realizado neles está inteiramente ligado aos CRESS. Esse apoio permite que o NAS, além de descentralizar informações, campanhas, ações, projetos, formações, possa se colocar eticamente e politicamente em questões regionais. Os rebatimentos das questões sociais regionais são grande material de embate dos Núcleos do estado”, diz.

Foi uma década de muitas lutas e conquistas em defesa da categoria, do projeto ético-politico e nas articulações com sujeitos locais para a garantia de direitos, como lembra Marília. “Os desafios profissionais são cotidianos, e talvez por isso foi possível perceber no depoimento de cada um, aqui, hoje, a certeza de que é preciso continuar coletivamente. Sem dúvida, trajetórias como a dos Nasvir são processos que acumulam para a organização do Serviço Social em Minas Gerais e devem ser divididas com os sujeitos em movimento”, afirma. 

Conheça a história do Núcleo de Assistentes Sociais de Viçosa e Região.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Tupis, 485 - sala 502. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30190-060

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h