Publicado em 24/09/2014
Conselheiros, agentes fiscais, coordenadores técnicos e assistentes sociais de base, que integram as quatro Comissões de Orientação e Fiscalização do CRESS-MG, se reuniram nos dias 12 e 13 de setembro, em BH, para o Encontro Estadual das Cofis.
O evento é realizado anualmente e tem o objetivo de avaliar as ações de fiscalização no estado, propor novas intervenções em seus instrumentos e protocolos internos, e traçar metas e ações comuns para a fiscalização do exercício profissional na região.
Além de ser um momento para avaliar, corrigir e planejar ações com base na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo setor de fiscalização, o Encontro também tem um caráter educativo, como indica a agente fiscal de Montes Claros, Erica Soares.
“Pudemos trocar experiências e foi um rico aprendizado principalmente no que diz respeito ao enfrentamento de problemas postos, como a precarização do ensino, os vínculos precários dos profissionais de Serviço Social, entre outros problemas enfrentados por nossa categoria”, afirma.
Trabalho para a categoria
Na ocasião, a doutora em Serviço Social pela PUC-SP e professora da UFRJ, Yolanda Guerra, ministrou uma oficina sobre "A importância das ações desempenhadas pela fiscalização dos CRESS e sua necessária devolutiva para a categoria". A atividade teve o intuito de situar o Serviço Social na atualidade, assim como debater as demandas postas ao trabalho profissional, relacionando as demandas de mercado e a precariedade da formação.
A coordenadora técnica do CRESS-MG, Denise Cunha, conta que durante a atividade, avaliou-se o processo de fiscalização no contexto crítico e formativo, como espaço de qualificação para a intervenção profissional e o necessário trabalho de consolidação/pesquisa e retorno destes dados à categoria.
“Além das deliberações que nortearão as ações de fiscalização, o Encontro teve como destaque a ação de pensar o processo de devolutiva para a categoria, no campo da pesquisa, sobre os dados produzidos e reproduzidos pela ação da fiscalização do CRESS-MG”, explica.
Para a agente fiscal de Uberlândia, Maria Ângela Vieira, “ao nos levar a materializar o Serviço Social e refletir sobre a intervenção e pesquisa, Yolanda nos instiga a buscar mais conhecimento e aplicabilidade no fazer profissional, com destaque na importância do profissional estar se apropriando melhor destes temas”, diz.
“Este é um espaço de discussão valioso para os agentes fiscais e para as Cofis enquanto elementos constituintes da estrutura do CRESS-MG. Pela excelente organização do evento, penso que as contribuições dadas pelos colaboradores ali presentes, vieram sem dúvida para fortalecer nossas ações”, completa.
SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h