Assistentes sociais de Viçosa e região participam de debate sobre direito à cidade

Publicado em 02/06/2014

Com o intuito de comemorar o Dia da/o Assistente Social, abordando o direito à cidade, o Núcleo de Assistentes Sociais de Viçosa e Região (Nasvir) reuniu mais de 50 pessoas, na palestra" Serviço Social na defesa do direito à cidade no contexto dos megaeventos", realizada no dia 27 de maio.
 
Os participantes, assistentes sociais, estudantes de Serviço Social e profissionais de outras áreas, vieram de diferentes cidades da região como Cajuri, Coimbra, Ponte Nova, Porto Firme, São Miguel do Anta e Teixeiras.
 
Luta pela Cidade
 
"As mudanças urbanísticas em andamento nas diversas cidades brasileiras, em razão dos megaeventos, estão atreladas à reforma urbana e a uma realidade de cunho comercial em que a força do capital se sobrepõe às realidades locais e históricas", como afirma uma das convidadas do evento, a professora e arquiteta Aline Werneck, coordenadora da Pós-graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV.
 
A arquiteta exemplificou sua fala, apresentando a situação da reurbanização da zona portuária do Rio de Janeiro. “No local, obras faraônicas estão sendo realizadas, colocando em risco os verdadeiros donos da cidade, que são seus moradores”, comenta.
 
A importância do posicionamento ético-político de assistentes sociais em relação ao direito a cidade foi o mote da fala das diretoras da Seccional de Juiz de Fora do CRESS- MG, Susana Maria Maia e Ana Luíza Avelar, também mestrandas em Serviço Social pela UFJF. 
 
Em suas falas, as diretoras ainda prestaram homenagem a todos os profissionais presentes no evento pelo Dia da/ Assistente Social.
 
Numa avaliação do evento, o membro da equipe gestora do Nasvir, Mauro Rodrigues, diz estar muito feliz com o evento e com a participação da categoria nas atividades realizadas, este ano. “Estamos muito satisfeitos pela resposta dos profissionais e ainda mais motivados para trazer mais profissionais à participação na busca de uma categoria mais forte”, afirma.
 
Nasvir 10 anos
 
No último dia 29 de maio, o Nasvir recebeu da Câmara Municipal de Viçosa, a Moção de Congratulação pelos seus 10 anos de existência. O evento marca o início das comemorações do decenário do NAS, inaugurado em agosto de 2004.
 
O coordenador local, Tiago Duarte, afirma que essa moção vai servir como um incentivador para novas lutas em favor da categoria. “Esse momento nos leva à reflexão sobre o real papel do Núcleo de Viçosa e Região. Teremos muitas batalhas a serem enfrentadas em favor de nossa categoria”, pontua.
 
Em breve, o CRESS-MG vai divulgar as atividades comemorativas pelos 10 anos do Nasvir. Aguarde!

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Tupis, 485 - sala 502. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30190-060

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h