CRESS-MG repudia censura da BHTrans para divulgar Campanha do Dia do/a Assistente Social

Publicado em 15/05/2014

NOTA DE REPÚDIO DO CRESS-MG EM FACE DA NEGATIVA DA CBTU E BHTRANS EM DIVULGAR A CAMPANHA DO DIA DO/A ASSISTENTE SOCIAL

Como em todos os anos, o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Serviço Social de todo o Brasil comemoram o dia 15 de maio com uma campanha aprovada no fórum máximo de deliberação das entidades, o Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado anualmente, no mês de setembro.

Na última edição, foi definido que a campanha de 2014 seria elaborada a partir da temática “Serviço Social na defesa do direito à cidade no contexto dos megaeventos”. Os materiais de divulgação foram encaminhados para todos os CRESS do país para divulgação externa.

Pelo terceiro ano, o CRESS-MG optou por divulgar busdoors nos ônibus e metrô de Belo Horizonte que têm como mote a frase "Na Copa, comemorar o quê?", e imagens de cenas cotidianas, vivenciadas por todos nós, como enfrentar um ônibus lotado ou uma grande fila de espera para atendimento em um posto de saúde.

Tendo em vista a NEGATIVA da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de veicular os materiais alusivos à Campanha do Dia do/a Assistente Social nos ônibus e no metrô da capital mineira, manifestamos nosso profundo descontentamento com tal atitude, considerando que o conteúdo abordado se trata de um contexto social defendido pelo Serviço Social Brasileiro, que por sua vez, atua efetivamente nos fundamentos filosóficos e ideológicos da categoria profissional, no país inteiro.

O material alerta que não há o que se comemorar com a Copa do Mundo e, também, reafirma a necessidade urgente de três direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988, e que não são priorizados pelo poder público, a saber: Saúde, Transporte e Moradia!

Portanto, reafirmamos nosso posicionamento:

NA COPA, COMEMORAR O QUÊ?
NOSSO GRITO É POR “SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE, TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE E POR MORADIA DIGNA”

Conheça a Campanha do Dia do/a Assistente Social.