Cédulas do processo eleitoral são enviadas e CRESS divulgam as zonas para votação

Publicado em 06/03/2014

Falta menos de um mês para as eleições do Conjunto CFESS-CRESS. A categoria já está recebendo as cédulas eleitorais dos conselhos regionais que optaram pelo sistema de voto por correspondência ou misto, e os debates das chapas que concorrem às direções estão acontecendo por todo o país.

Ao todo, 59 chapas se inscreveram para concorrer às eleições do CFESS, CRESS e Seccionais, sendo que somente dois regionais (Distrito Federal e Acre) não registraram chapas concorrentes às direções. Entretanto, esses estados garantirão o processo eleitoral, no mesmo período, para a próxima gestão do Conselho Federal, assegurando a participação da categoria na definição da direção do CFESS.

As eleições estão marcadas para os dias 19, 20 e 21 de março. “Esperamos contar com a participação da nossa categoria no processo de sucessão das gestões do Conjunto CFESS-CRESS em curso. A articulação de chapas, a votação, o apoio a projetos políticos críticos significam, neste momento histórico, a reafirmação da direção social do projeto profissional edificado desde a Virada, marco do enfrentamento coletivo ao conservadorismo”, diz trecho do jornal CFESS Informa, enviado para assistentes sociais em todo o Brasil.

Leia a edição completa do CFESS Informa Especial

Quórum mínimo

O CFESS é o único conselho federal de regulamentação profissional cuja direção é eleita pela categoria, por meio de voto direto, não obrigatório. Ou seja, o voto é entendido como direito político e não como dever. Além disso, o CFESS também é o único conselho que faz a combinação do voto não obrigatório ao quórum mínimo (de 15%), expressando o compromisso do Conjunto CFESS-CRESS com a participação democrática. É bom destacar que somente assistentes sociais regularmente inscritos nos CRESS e Seccionais têm direito ao voto. Isso significa que somente profissionais em dia com a anuidade referente ao exercício do ano de 2013, mesmo no caso de parcelamento (sem atraso) votarão.

“Nós assistentes sociais possuímos um patrimônio organizativo que busca romper com uma concepção mistificadora e fragmentada da totalidade. Reconhecendo a natureza distinta de nossas organizações, criamos estratégias para mantermos nossa unidade política em torno de um projeto profissional compartilhado. Somos mais fortes se nos juntarmos e criarmos mediações comuns, no interior da própria categoria, assim como com as demais organizações e movimentos que comungam do projeto societário que coloca a liberdade como valor ético central”, diz outro trecho do CFESS Informa.

Voto por correspondência, presencial e correios

Os regionais já estão divulgando informações sobre o envio das cédulas, os locais das zonas eleitorais e horários de votação. Acesse o site do CRESS de sua região e não se esqueça: assim que receber sua cédula eleitoral, preencha-a e responda imediatamente, devolvendo o envelope pelo correio, atentando para o envio adequado, cujo valor já está previamente custeado pelo CRESS.

Veja os locais e horários de votação nos CRESS

Outro dado importante é: se você está sob a jurisdição da sede do CRESS, é preciso votar apenas no Regional e no CFESS. Para a pessoa inscrita na jurisdição das seccionais, inclui-se também o voto na chapa inscrita para a respectiva seccional.

Chapa única para o CFESS

Desde janeiro, a carta-programa da chapa única “Tecendo na luta a manhã desejada”, que concorre à direção do CFESS para o triênio 2014-2017, vem sendo divulgada.

Visite o blog da chapa para conhecer suas propostas ou faça o download da carta-programa

Acompanhe o calendário do processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS

Conheça o Código Eleitoral do Conjunto