Saiba como votar nas eleições do Conjunto CFESS-CRESS

Publicado em 11/02/2014

Assistentes sociais de todo o país já começaram a se mobilizar para a eleição das novas gestões do CFESS, dos CRESS e de suas Seccionais, para o triênio 2014-2017, na perspectiva de defesa do projeto ético-político do Serviço Social.

O processo eleitoral reafirma o posicionamento ético e democrático do Conjunto CFESS-CRESS, já que possibilita a participação efetiva de todas e todos assistentes sociais nos debates da profissão e na escolha de seus representantes na direção das entidades.

As inscrições de chapas começaram no dia 9 de dezembro de 2013 e terminaram no dia 21 de janeiro deste ano. As eleições acontecerão nos dias 19, 20 e 21 de março de 2014, quando as/os assistentes sociais elegerão seus representantes para a direção federal e regionais do Conjunto CFESS-CRESS.

O CRESS-MG adotará o Sistema Único por Correspondência, no qual as/os assistentes sociais aptos a votar irão receber, em seu domicílio, via Correio, as cédulas para votação nas chapas do CFESS e do CRESS-MG (Sede e Seccionais Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia), acompanhadas de uma carta-resposta e das instruções para votação. Para tanto, é importante que a/o assistente social esteja com o endereço atualizado no CRESS-MG.

Atualize aqui seu endereço!

A participação da categoria, seja por meio do voto, ou na composição das chapas, valoriza o exercício da democracia, e é fundamental para o fortalecimento do Serviço Social e do Conjunto CFESS-CRESS, neste momento de definição dos representantes que contribuirão para o aprofundamento dos debates sobre a profissão e sua organização política.

Como funciona o Sistema Eleitoral adotado pelo CRESS-MG?

O CRESS-MG adotou o sistema eleitoral único por correspondência, que define a votação exclusiva por Correio, em todo o estado. Isso significa que após receber em casa o material de votação, a/o assistente social deverá entregar no Correio a carta-resposta junto com a cédula. Não há nenhum custo para o envio.

Atenção na hora de votar!

– Assistentes sociais da área de abrangência da Sede votam nas chapas do CRESS-MG e CFESS.

– Assistentes sociais de municípios da área de abrangência das Seccionais Juiz de Fora, Uberlândia e Montes Claros votam nas chapas do CFESS, CRESS-MG e Seccionais. Os municípios que compõem as áreas de abrangência das Seccionais poderão ser identificados através deste site, nos links das Seccionais localizados na coluna da direita (box roxo).

– Coloque a cédula dentro do envelope branco, sem nenhuma identificação, mensagem escrita, desenho ou símbolo. Em seguida coloque o envelope branco dentro da carta-resposta. Preencha a carta-resposta com seu nome, número do CRESS-MG e endereço. Não podem haver rasgos nos materiais.

– Poste seu voto na agência dos Correios mais próxima. Não é preciso selar.

– Não deixe para a última hora. Lembre-se que os Correios podem levar de um até dez dias para entregar a carta-resposta.

Quem pode votar?

Todas e todos assistentes sociais que estão regularmente inscritos no CRESS-MG, em pleno gozo dos seus direitos profissionais, e com a anuidade do Conselho, referente ao ano de 2013, quitada, ou, em caso de parcelamento, com as parcelas em dia.

Até quando posso enviar meu voto?

Para validação do seu voto, o mesmo deve chegar na Sede (BH) do CRESS-MG até o dia 2 de abril de 2013. Portanto, assim que você receber a cédula junto com a carta-resposta, é indicado que você preencha e devolva esse material o quanto antes.

Conheça aqui as chapas concorrentes às eleições do CRESS-MG!