Publicado em 08/10/2013
Dando sequência ao acompanhamento político realizado junto a Prefeitura de Montes Claros, em relação à nomeação de profissionais aprovados no concurso público de 2010, as representantes do CRESS-MG, Carla Pereira, diretora da Seccional Montes Claros e do Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG), Maria Márcia, reuniram-se, no dia 2 de outubro, com o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Luciano Guimarães e com a diretora de Assistência Social, Simone Torres.
No primeiro semestre de 2013, a SMDS realizou um processo seletivo simplificado para a contratação de assistentes sociais e psicólogos, contrariando a legislação que prevê a utilização do concurso público para esse fim. Em julho deste ano, o processo foi cancelado e o prefeito, Ruy Muniz, determinou a contratação de profissionais aprovados no concurso de 2010, seguindo a ordem da lista de classificação.
Na reunião da semana passada, as representantes dos Conselhos defenderam a efetivação dos aprovados, conforme informado em reuniões anteriores, e questionaram a demora em relação à convocação dos profissionais para posse. Empossado recentemente, Luciano esclareceu que o assunto está na pauta do dia, embora não fosse possível precisar a data do início das convocações. Para o Secretário Adjunto, o cenário sinaliza favoravelmente as nomeações.
Espera-se ter o profissional efetivo, na SMDS, para dar continuidade aos serviços socioassistenciais da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), conforme apontou Luciano. Ele acredita que o servidor efetivo traz retornos para a população, assim como estimula o técnico a investir na carreira. “A efetivação tem que ser o caminho para modificar questões estruturais hoje existentes na administração pública municipal”, comenta.
Vagas
Em relação ao número de vagas, de acordo com o plano de cargos e carreiras de 2004 para assistentes sociais, estão previstas 13 vagas e 22 para psicólogos. O secretário adjunto se comprometeu a repassar para os Conselhos um documento informando as vagas e a ordem da lista de aprovados, bem como o desenho estrutural dos serviços assim que estiver concluído a coleta de dados.
Segundo a diretora Simone, está sendo concluído um levantamento sobre o número de equipes técnicas necessário para os serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Montes Claros.
Neste sentido, tanto a Diretora como o Secretário se comprometeram a agendar nova reunião, até o fim do mês de outubro, para socializar os dados e os encaminhamentos referentes à nomeação e outras providências, com o intuito de evitar prorrogações excessivas de prestação de serviço por meio de contratos.
Também na próxima reunião, a pedido da diretoria da Seccional Montes Claros, será esclarecida a divergência em relação às vagas para assistentes sociais – 55 e não 13 vagas, conforme divulgado pela prefeitura, na reunião do dia 12 de agosto.
Ao final do encontro, as representantes dos CRESS-MG e CRP-MG reiteraram a necessidade de manter o diálogo com os gestores, com vistas a acompanhar o processo de nomeação dos profissionais que irão compor os serviços da PNAS, bem como, para que cada entidade possa contribuir no processo de formação contínua dos Trabalhadores do Suas.
SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h