5ª Conferência Nacional das Cidades tem participação do CRESS-MG

Publicado em 20/08/2013

Palco de uma importante conquista para os assistentes sociais, a 5ª Conferência Nacional das Cidades – Etapa Municipal aconteceu nos dias 9 e 10 agosto, em Belo Horizonte. Alguns dos objetivos do evento foram sensibilizar e mobilizar a sociedade brasileira para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas regiões metropolitanas e cidades brasileiras e eleger os delegados que representarão a capital mineira na Etapa Estadual da 5ª Conferência Nacional das Cidades.

Representantes da Comissão de Desenvolvimento Urbano do CRESS-MG (CDU) estiveram presentes no evento. Confira a seguir uma conversa com a coordenadora da Comissão, Fátima Gottschalg. Colaboraram com o bate-papo as assistentes sociais Salete de Oliveira, Nayara Couto, Flávia Mota e Juliana Ribeiro, que também atuam na CDU.
 
 
 
Qual é o saldo obtido com a participação dos representantes da categoria na Conferência Municipal?
 
O saldo político foi muito positivo, pois conseguimos quatro vagas de delegados: duas como titulares e duas como suplentes. Foi uma vitória muito importante, pois as vagas foram disputadas com vários outros segmentos representativos e bastante atuantes: engenharia, arquitetura e também a academia.
 
É importante indicar que estas vagas garantem a participação do CRESS-MG na Conferência Nacional das Cidades – Etapa Estadual. Por isso, a categoria estará representada mais uma vez no evento, que acontecerá em setembro. A Conferência será mais um desafio para nós, pois é nela que serão eleitos os delegados que irão para a etapa nacional, quando serão eleitos os conselheiros que, por sua vez, terão assento no Conselho Nacional das Cidades (Concidades). 
 
Este é o nosso objetivo final: garantirmos uma vaga no Concidades, que é um instrumento participativo, de caráter consultivo e deliberativo da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
 
Por que é importante garantir representação em espaços como a Conferência?
 
É a categoria ocupando os espaços de interlocução, discussão e construção das políticas sociais setoriais. Uma oportunidade efetiva de luta pela garantia dos direitos sociais, dentre eles, o direito à cidade.
 
Hoje, em Belo Horizonte, como é o contexto enfrentado pelos assistentes sociais que trabalham na Habitação?
 
Temos um universo bem reduzido, já que o exercício profissional na área de Desenvolvimento Urbano, sobretudo na Habitação, não é exclusivo dos assistentes sociais. A descrição do cargo é genérica, e essa realidade é a verificada não apenas na capital, mas em todo o estado de Minas Gerais. 
 
Por que tal área de atuação precisa de mais profissionais do Serviço Social em suas atividades?
 
Cada vez mais precisamos divulgar e atrair o interesse dos assistentes sociais para atuação no desenvolvendo desta política. As intervenções urbanas, seja na construção de novas moradias com o Programa Minha Casa Minha Vida, ou na urbanização de favelas pelo Programa PAC, vêm se ampliando e são espaços privilegiados de atuação desta categoria profissional, para trabalhar junto às famílias beneficiadas, auxiliando na garantia da moradia digna e do direito à cidade.
 
É muito importante ocupar esta área de atuação, já que outras categorias vêm chegando de forma intensiva, mas também é preciso pensar e agir na capacitação técnica específica, que ainda é bem precária e restrita. Como uma forma de contribuir para a capacitação nesta área de atuação, a CDU estará promovendo um minicurso nos dias 25 e 26 de outubro, na sede do CRESS-MG, em Belo Horizonte. Esperamos contar com muitos interessados!
 
Aguarde mais informações sobre o evento.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h