CFESS está na luta por uma educação inclusiva

Publicado em 17/07/2013

Em tempos de conservadorismo e de graves violações de direitos no Brasil e no mundo, com projetos de lei como o da “cura gay”, e o desinteresse político na aprovação do projeto que criminaliza a homofobia, torna-se cada vez mais necessária a união de forças e a construção coletiva de estratégias de luta entre movimentos sociais e instituições militantes em defesa dos direitos humanos da população LGBT.

Foi nessa perspectiva que o CFESS debateu em Curitiba (PR) temas referentes à diversidade sexual nas políticas educacionais. Representado pela conselheira Alcinélia Moreira, o CFESS participou da Conferência Livre Nacional de Educação em Respeito à Diversidade Sexual, organizada pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros (ABGLT), Universidade Federal do Paraná (UFPr), Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (Ibdseh), Aliança Global para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, além do apoio do CFESS e do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Durante os dias 5 e 6 de julho, o Conselho Federal de Serviço Social, reafirmando sua histórica luta pelos direitos da população LGBT, debateu no evento os desafios para a diversidade sexual na formulação de políticas educacionais. “Nossa participação é fundamental em um espaço importante para a luta LGBT e, por conseguinte, por uma sociedade livre de discriminação e preconceitos. Além disso, é preciso também dar visibilidade a uma população com a qual o serviço social lida cotidianamente e que, com frequência, tem seus direitos violados, em uma sociedade preconceituosa, onde impera a lógica heterossexista”, explicou a conselheira Alcinélia Moreira, que integra a Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS.

O evento, que contou com cerca de 500 participantes de diversos estados brasileiros, teve também discussões com representantes dos movimentos feminista, étnico-racial e de pessoas com deficiência, que discutiram a especificidade de suas ações na relação com uma educação no respeito à diversidade, e a necessidade da unificação de suas lutas com o movimento LGBT.

A conselheira do CFESS destaca que, dentre as propostas aprovadas, uma das principais foi no eixo"Educação e diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos", decidindo pela criação do Fórum Nacional de Educação em Respeito à Diversidade Sexual, com o objetivo de se constituir em um organismo de articulação em todo o país, de entidades e pessoas que desejam contribuir na construção de um sistema educativo democrático, não sexista e não discriminatório.

Leia o CFESS Manifesta elaborado para o Dia Mundial do Orgulho LGBT em 2012 e conheça mais sobre o debate dessa temática no serviço social 

Fonte: CFESS

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h