Avaliação das políticas e programas sociais foi tema de minicurso em Uberlândia

Publicado em 15/07/2013

A Seccional Uberlândia promoveu, no dia 22 de junho, o minicurso "Avaliação das políticas e programas sociais: Teoria e prática", com a professora da UFPE, Ana Cristina Arcoverde (foto abaixo). No local, estavam presentes mais de 20 profissionais vindos de várias cidades da região, como Ituiutaba, Monte Carmelo e Tupaciguara.

As contribuições teóricas da atividade foram bastante relevantes, pois os profissionais presentes ansiavam por discutir a temática proposta, que é tão cara para o exercício profissional do assistente social e que atualmente tem sido pouco debatida.

De acordo com Renato Santana, da diretoria da Seccional, o debate promovido por Ana Cristina foi muito produtivo, "com um conteúdo rico e excelente postura didática da professora", comenta. Ele afirmou que a categoria tem sido muito participante durante os minicursos, trazendo importantes questionamentos e contribuições para o enriquecimento profissional dos presentes. "Desta vez, tivemos um grupo bastante heterogêneo, com profissionais de diversas áreas de atuação, como Assistência Social, Educação, Política Urbana e Terceiro Setor, e o minicurso foi pertinente às diversas especialidades ali presentes", diz.

Categoria, participe!

A Seccional Uberlândia tem trabalhado de forma contínua para fomentar a participação dos assistentes sociais, nas atividades promovidas pelo CRESS-MG, na região, como explica Renato. A realização dos minicursos do Projeto de Formação Continuada é uma das estratégias para criar a cultura participativa nos profissionais do Triângulo Mineiro. “Os temas foram levantados com base em manifestações de interesse da categoria, mediante processo de fiscalização e, também considerando os espaços sócio-ocupacionais presentes na realidade regional”, conta.

O processo pode ser lento, mas a diretoria da Seccional sabe que esta mudança virá mediante a, já em andamento, descentralização do CRESS-MG e, também, mediante o constante movimento de realização de diversas atividades, sejam de formação continuada, sejam de discussões políticas na região. “Uma cultura participativa está sendo engendrada", enfatiza Renato, otimista.

Próximos minicursos em Uberlândia

Confira, abaixo, quais são os minicursos a serem realizados em Uberlândia, no segundo semestre de 2013. Não perca tempo e inscreva-se agora mesmo!

14/09 – Reflexões sobre o trabalho social com famílias

Professora: Solange Maria Teixeira – Pós-doutora em Serviço Social, doutora em Políticas Públicas pela UFMA, mestre em Serviço Social pela PUC-SP e professora adjunta da UFPI.

Ementa: Trabalho social com as famílias e o Serviço Social no debate contemporâneo. A matricialidade sociofamiliar na política social numa perspectiva crítica. O reconhecimento da família como um espaço altamente complexo: construções, reconstruções, negociações de seus membros, com outros segmentos da sociedade, como o Estado, o mercado, o trabalho. A importância da família na estruturação da sociedade.

Inscreva-se!

22/11 – Estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos

Professora: Rosa Lúcia Prédes – Assistente Social, doutora em Serviço Social pela UFRJ e professora da Ufal.

Ementa: Questões relacionadas à qualidade da intervenção profissional na direção da garantia de direitos sociais. Qualidade da fundamentação dos laudos, perícias pareceres dos assistentes sociais.

Inscreva-se!

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h