Vem aí 16ª Parada do Orgulho LGBT de BH

Publicado em 13/06/2013

Já iniciaram os preparativos da mais tradicional manifestação de visibilidade e afirmação de direitos da comunidade de Lésbica, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) de Minas Gerais. No dia 14 de julho de 2013, acontecerá a 16ª Parada do Orgulho LGBT de BH. Este ano a Parada será mais especial que as anteriores, pois, além de sua temática poder ser considerada como uma das mais relevantes discussões de 2013, haverá uma quebra de tradição eªm relação à data do evento.

O tema deste ano será “Estado Laico: sua religião não é nossa lei!”. Segundo Andréia Michaelsen, uma das organizadoras do evento, “a laicidade do Estado é uma das principais bandeiras que têm sido levantadas por todo o Brasil. Os fatos protagonizados pela bancada fundamentalista do Congresso Nacional apenas reforçam a importância desta discussão, mostrando a todos que o Brasil não possui apenas uma única crença, mas uma pluralidade que deve ser respeitada”.

Além da Parada, acontece, de 15 a 20 de julho, a 9ª Semana BH Sem Homofobia, uma semana intensa de atividades que terá na sua programação mostra de filmes, seminários, cerimônia de premiação aos apoiadores da causa LGBT e festas. A Semana, que nesta edição ocorre após a Parada, conta com a parceria de vários órgãos do poder público local, sindicatos, Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-MG), universidades e entidades que atuam na defesa dos Diretos Humanos e LGBT.

Mudança de data da 16ª edição da Parada do Orgulho LGBT de BH quebra tradição, mas traz mais politização

O Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG), entidade responsável pela organização da Parada do Orgulho LGBT de BH, para esta edição, alterou a data do evento que, tradicionalmente há 15 anos, acontecia no terceiro domingo de julho.

Militante do Cellos-MG e um dos organizadores da Parada, Raphael Vieira explica o porquê desta mudança. “Durante os encaminhamentos burocráticos, fomos informados de que haverá um evento na Praça da Estação, no dia 21 de julho. O nosso coletivo ponderou sobre os prós e contras da alteração da data e percebemos que, ao inovar neste ano, transformando a Parada num grande evento anterior à 9ª Semana BH Sem Homofobia, poderíamos potencializar a divulgação e o impacto social e político dessa semana de atividades e reforçar o aspecto engajado da Parada de BH, que é considerada uma das mais politizadas do país”, explica Vieira.

O militante esclareceu que os eventos da Semana culminarão com a já tradicional Cerimônia de Entrega do Prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT de Belo Horizonte, na qual o Cellos-MG, em conjunto com diversas entidades, pretende lançar um manifesto em defesa do Estado Laico.

Em breve, mais informações.

Mais informações pelo e-mail cellosmg@yahoo.com.br ou em www.facebook.com.br/curtacellos