Publicado em 04/06/2013
O CFESS lançou duas novas cartilhas para fortalecer o debate, a pesquisa e a capacitação da categoria de assistentes sociais no Brasil. Já enviadas aos CRESS e Seccionais de todos os estados, as novas publicações são a Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS e a cartilha Meia formação não garante um direito: o que você precisa saber sobre a supervisão de estágio direta em Serviço Social.
A Política de Educação ressalta a dimensão da educação permanente enquanto instrumento de luta ideológica e política da categoria profissional, sinaliza o panorama nacional da educação superior no Brasil e seus rebatimentos na formação de assistentes sociais e apresenta as diretrizes, objetivos e estratégias para a materialização da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS. O documento é fruto de muita discussão e trabalho coletivo e recebe contribuição de duas gestões do CFESS, além da ABEPSS e ENESSO.
Para a coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CFESS, Juliana Melim, a expectativa é de que este seja mais um instrumento político direcionado a fortalecer a Formação e o Exercício Profissional. “A Política de Educação Permanente e sua materialização em todos os Regionais devem valer-se de uma dimensão política e pedagógica de reafirmação de valores e conteúdos que expressem a direção social estratégica da profissão, visando a fortalecer a inserção profissional qualificada e crítica no mundo do trabalho”, enfatizou a conselheira.
Já com a cartilha sobre a supervisão de estágio, o CFESS disponibiliza para estudantes e assistentes sociais, CRESS e pessoas responsáveis pela supervisão (acadêmica e de campo) um conjunto de informações para consulta, que reúne as determinações legais e normativas acerca da supervisão direta de estágio em Serviço Social. A coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional do CFESS, Rosa Prédes, reforça que a brochura é resultado da articulação entre as Comissões de Fiscalização e de Formação do CFESS.
“Nossa meta é divulgar as normatizações acerca do estágio em Serviço Social para os cursos de graduação no Brasil, com destaque para as normativas relativas à supervisão como atribuição privativa de assistentes sociais. Este material compõe os esforços do Conjunto CFESS-CRESS na luta contra a precarização da formação e do trabalho profissional”, completa Rosa Prédes.
Clique e faça o download da Política de Educação Permanente
Acesse também a Cartilha sobre o Estágio Supervisionado
Fonte: CFESS
SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h