CRESS-MG promove evento sobre Reforma Psiquiátrica, Políticas de Saúde Mental e Serviço Social

Publicado em 15/05/2013

O CRESS-MG, em parceria com o Centro Universitário UNA, irá promover uma oficina sobre "Reforma Psiquiátrica, Políticas de Saúde Mental e Serviço Social", neste sábado, 18 de maio, no Auditório do 19º andar do Campus Barro Preto da UNA. O endereço é Rua Goitacazes, 1159 – Barro Preto – BH. 

A programação é aberta ao público e acontece das 9h às 13h30. A inscrição será feita no local e será emitido certificado aos participantes.
 
Confira, aqui, informações sobre o desfile do Dia da Luta Antimanicomial em BH, desta quinta-feira, 16 de maio.
 
Objetivos
 
A programação inclui debates e uma oficina, que tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre as disputas em torno das políticas de Saúde Mental no Brasil, a partir do Novo Milênio. A atividade pretende, ainda, destacar que a reforma psiquiátrica brasileira em curso, originada no final da década de 1970, vem enfrentando barreiras e logrando sucessos no acesso ao cuidado em Saúde Mental humanizado, como produtor de autonomia. Porém, identifica-se no interior desse processo, a disputa entre duas perspectivas dominantes e distintas.
 
De um lado está a política do Ministério da Saúde, que tem por eixo a cidadania da pessoa com transtorno mental. Nessa perspectiva, atuam os Centros de Atenção Psicossocial e a rede de serviços, possibilitando a intervençãodo profissional de Serviço Social. Esse profissional integra equipe interdisciplinar na atenção em Saúde Mental, buscando articular as políticas públicas voltadas aos interesses pessoais e coletivos dos usuários e suas famílias.
 
Na direção contrária, encontra-se a persistência das construções sociais que ainda pautam o tratamento da Saúde Mental na perspectiva da reclusão de indivíduos considerados “indesejados”. Nesse horizonte, as intervenções estatais e profissionais aproximam-se da lógica manicomial, materializada, dentre outras estratégias, por meio da internação compulsória que contribui para o fortalecimento do poder médico.
 
Somam-se a essa prática, a expansão da rede privada de atenção à Saúde Mental e o desfinanciamento por parte do Estado, contribuindo para a retomada e "re-legitimação" das clínicas e comunidades terapêuticas. Partindo dessas questões, essa oficina objetiva provocar o debate em torno da necessidade de defesa do projeto da Reforma Psiquiátrica, pautado nos direitos humanos e sociais, para a efetivação da cidadania.
 
Programação
 
9h – Mesa de abertura: “Os sentidos da reforma psiquiátrica para o Serviço Social – Novos desafios para profissão e sociedade” 
 
Partipantes
Prof.ª Fabrícia Maciel, coordenadora do Curso de Serviço Social do Centro Universitário UNA
Leonardo David,  presidente do CRESS-MG
Representante da ENESSO 
 
Ementa
Apresentar por meio dos representantes da área, os principais aspectos que as entidades de formação e representação da categoria vêm se posicionando no que diz respeito aos desafios frente a efetivação dos princípios da reforma psiquiátrica, através das deliberações e ações políticas em curso. 
 
10h – Oficina "Reforma Psiquiátrica, Políticas de Saúde Mental e Serviço Social"
 
Participante
Rosane Pilar Silva, assistente social da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte na Secretaria Municipal de Saúde e professora do Curso de Serviço Social do Centro Universitário UNA
 
12h – Lanche 
 
12h20 – Mesa redonda: "Inserção do Serviço Social em Serviços de Saúde Mental: principais desafios a partir dos interlocutores e protagonistas" 
 
Participantes
Emília Oliveira Marques – Associação dos Usuários de Saúde Mental de Minas Gerais (Assussam)
 

Goreti Marques – Centros de Referência em Saúde Mental (Cersam) 
 
Úrsulla Almeida Rey Costa – Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental (PAI-PJ)
 
13h30 – Término das atividades

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h