Seccional Montes Claros prepara agenda dos Cursos Ética em Movimento
Publicado em 18/04/2013
Já começaram as atividades preparatórias para os Cursos Ética em Movimento, deste ano, em Minas Gerais. Desde fevereiro, a Seccional Montes Claros tem promovido reuniões, entre a diretoria, os multiplicadores e os membros das comissões temáticas, para construir a agenda das atividades que o Projeto realizará nos próximos meses.
Leia, no final da matéria, mais sobre o Projeto Ética em Movimento.
Durante o primeiro encontro, realizado no dia 25 de fevereiro, foi apresentada a proposta para 2013, construída em conjunto pela Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago), a Comissão de Trabalho e Formação Profissional (CTFP) e a própria diretoria da Seccional.
Além disso, foram tratadas questões referentes ao processo de execução dos cursos e divisão das duplas de multiplicadores, agentes fundamentais do processo.
Trabalho conjunto
Agora em março, no dia 26, a CTFP promoveu uma reunião com os multiplicadores para discutir sobre a Política Nacional de Educação e Capacitação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS.
No encontro, foi definido que os cursos serão realizados entre os meses de junho e dezembro, nos municípios de Januária, Almenara, Janaúba e Araçuaí.
Para a construção do Projeto Ética em Movimento no Norte de Minas, é preciso levar em conta as particularidades regionais e tentar alinhá-las com as propostas do Conjunto. Uma forma de fazer isso é trazer para dentro dos cursos, temas relacionados às campanhas promovidas pelo CFESS-CRESS, tais como a Sem Movimento Não Há Liberdade e Lei das 30H.
Como ressalta Dimas Ribeiro, um dos multiplicadores do Projeto, todos os assuntos que hoje permeiam as discussões ético-políticas no cenário atual do Serviço Social no Brasil, devem ser levados para o momento da aula. “Além dos cadernos temáticos que oferecemos aos participantes, que são o norte das reflexões, devemos estar sempre atentos em trazer a tona questões atuais da profissão, em sua construção ética”, destaca.
O membro da CTFP, Claudemy Correia, acrescenta que, mais do que relacionar as temáticas do Conjunto aos conteúdo dos cursos, é preciso promover um ambiente propício ao crescimento profissional da categoria. “Os cursos devem ser um desencadeador de um saber e fazer ético-político que considere as singularidades do Serviço Social em nossa região e com as dificuldades peculiares de uma Seccional recém-instaladas”, diz.
Para uma das diretoras, Carla Pereira, os cursos são importantes instrumentos para a construção e qualificação de ações cotidianas no exercício da profissão, além de ser uma estratégia para fomentar a organização política e o fortalecimento do projeto ético-político profissional. “É preciso inserir a execução dessas atividades na agenda da Comissão de Trabalho e Formação Profissional, e a elaboração conjunta das mesmas, facilita reflexões com vistas a alcançar os objetivos da Política de Educação e Capacitação Permanente do Conjunto", pontúa.
Projeto Ética em Movimento
O Projeto Ética em Movimento, aprovado em 1999, no 28º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, consiste na qualificação de assistentes sociais – multiplicadores -, que têm como função ministrar cursos em diferentes regiões de cada estado.
Os Cursos Ética em Movimento têm como objetivo oferecer subsídios para a apreensão crítica da natureza histórica e política de ética social e profissional e para contribuir na incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional. Além disso, têm o intuito de ampliar o debate ético no âmbito da atividade profissional, política e social e dos direitos humanos, ultrapassando a sua dimensão meramente legal e formal.
Cada curso é dividido nos seguintes eixos temáticos:
-
Ética e Sociedade
-
Ética e Práxis Profissional
-
Ética e Direitos Humanos
-
Ética e Instrumentais Processuais
-
Observação: Todos/as participantes receberão um kit com os cadernos temáticos no primeiro dia de curso.
Público-alvo: Assistentes sociais devidamente registrados e em dia com suas obrigações pecuniárias junto ao CRESS-MG.
Em breve serão divulgadas mais informações sobre essas atividades.