Evento em BH irá abordar violência estatal e garantia de direitos humanos
Publicado em 17/04/2013
O 2º Seminário do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes Violentos do Estado de Minas Gerais: Violência Estatal e Garantia de Direitos Humanos ocorrerá no dia 17 de abril, entre 8h e 18h, no Centro Cultural da UFMG. O endereço é à Av. Santos Dumont, 174 – Centro – Belo Horizonte.
Os objetivos do evento são: abordar de modo didático o tema da violência estatal; discutir a permanência de resquícios institucionais e culturais da ditadura militar, de forma a ampliar a visão dos participantes em relação ao contexto histórico, social, psicológico e jurídico da violência estatal; apresentar o atendimento à vítima de violência estatal como política de efetiva garantia de direitos humanos; e divulgar o trabalho feito pelo NAVCV-MG para a sociedade, incluindo-se a rede parceira. Nesse sentido, contamos com sua participação em nosso Seminário, para alcançarmos conjuntamente os objetivos propostos.
Programação
8h às 09h – Credenciamento e Coffee Break
09h às 10h – Abertura
10h às 12h – Mesa: "Ditadura e legitimação da violência estatal no período pós-regime militar".
Palestrantes:
Túlio Lima Vianna – Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná; Professor Adjunto de Direito Penal da Faculdade de Direito da UFMG.
Frei Gilvander L. Moreira – Padre da Ordem dos Carmelitas; Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália); Professor de Teologia Bíblica; Assessor da Comissão Pastoral da Terra – CPT, do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – CEBI, do Serviço de Animação Bíblica – SAB, e da Via Campesina em Minas Gerais.
Lucas Gontijo – Doutor em Filosofia do Direito pela UFMG; Professor da Graduação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da PUC-MG.
12h às 13h – Almoço
13h às 15h – Mesa: “Atendimento à Vítima de Violência Estatal”
Palestrantes:
Robson Sávio Reis – Especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela (UFMG); Mestre em Gestão de Políticas Sociais pela Fundação João Pinheiro; Professor Assistente no curso de Serviço Social da PUC-MG.
Alice De Marchi P. de Souza – Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense; Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Pesquisadora da Justiça Global nos programas “Violência Institucional e Segurança Pública” e “Defensores de Direitos Humanos”.
15h às 15h30 – Coffee Break
15h30 às 18h – Exibição do filme "Luto como mãe" e debate com a presença do Diretor Luís Carlos Nascimento e com Patrícia de Oliveira da Silva, irmã de um sobrevivente da Chacina da Candelária.
18h – Encerramento