Reunião decidirá sobre privatização do HU de Juiz de Fora

Publicado em 08/04/2013

Acontece nesta terça-feira, 9 de abril, às 16h, em Juiz de Fora, a reunião do Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que irá decidir sobre a privatização de seu Hospital Universitário (HU). Para convencer os conselheiros a votarem pelo "não", o Comitê em Defesa do HU vai se reunir às 14h, no Museu de Arte Murilo Mendes, localizado na Rua Benjamin Constant, 790. Pede-se aos participantes que estejam vestidos com camisa preta.

Desta forma, o CRESS-MG, através da Seccional Juiz de Fora, conclama a categoria de assistentes sociais para somar forças ao movimento que luta pela democracia e por serviços públicos de qualidade e gratuitos. Defender o HU público é defender a saúde como “direito de todos e dever do Estado”.  Esta luta também é nossa! Participe desta manifestação!

"Vamos precisar de todo mundo
 Um mais um é sempre mais que dois!"
(Sal da Terra, Beto Guedes)

Contextualizando

O Governo Federal criou a Ebserh, uma empresa pública de direito privado, para administrar os hospitais universitários (HUs) de todo o país. Isso coloca em risco o atendimento à população devido ao risco de criação da dupla porta de entrada, diferenciando os que têm ou não plano de saúde. Também fere a autonomia universitária e compromete os espaços de formação acadêmica que passarão a ser gerenciados numa lógica produtivista empresarial.

O Comitê em Defesa do HU vem travando uma luta política e árdua contra a Ebserh, contestando a privatização da maior rede de hospitais públicos do país.

Depois de inúmeras batalhas vencidas, sendo a mais expressiva e significativa delas, o ganho do "Não à Ebserh" no plebiscito do HU da UFJF, do dia 3 de dezembro de 2012. Agora se aproxima o fim da luta, cuja vitória depende do empenho e de uma mobilização jamais vista até o momento, para fazer valer e referendar o "Não à privatização do HU no Conselho Superior da UFJF".