Formação Continuada na Seccional Juiz de Fora

Publicado em 08/04/2013

Estão abertas as inscrições para o Projeto de Formação Continuada em Juiz de Fora.
 
Os profissionais convidados para ministrar as aulas são especialistas que estão na ponta dos assuntos a serem tratados. Cada minicurso tem duração de 9 horas e acontece sempre aos sábados, das 8h às 17h. Podem se inscrever apenas assistentes sociais registrados no CRESS-MG.
 
Relembre como foram os minicursos em 2012.

Veja como será o Projeto em Belo Horizonte.

 
Fique atento aos passos para realizar a inscrição:
 
1º Passo: preencher um pequeno cadastro no site

2º passo: preencher o formulário completo com os dados

3º passo: clicar no ícone "fazer o pagamento" em forma de seta amarela

4º passo: você será direcionada à página do BCash, que é a operadora de pagamentos pela internet. Na página, você terá que preencher seu CPF ou CNPJ da empresa (caso o boleto tenha que ser gerado para uma pessoa jurídica). Após preencher esse campo você será direcionado à página seguinte.

5º Passo: na nova página você deverá preencher um pequeno cadastro. Caso seja a primeira vez que você acessa o Bcash, você terá que criar uma senha. Caso você já tenha se cadastrado anteriormente no Bcash, opte pelo Pagamento Expresso (que não necessita de uso de senha).

6º passo: escolha a forma de pagamento.

 
As inscrições só são validadas com o pagamento, caso contrário elas expiram do sistema de inscrição. Não fazemos reserva de inscrição.
 

PROGRAMAÇÃO 2013 – Seccional Juiz de Fora

Tema: Ética profissional

Público: Assistentes sociais registrados no CRESS-MG

Data: 27/04

Valor: R$50,00

Cidade: Carangola (local a definir)

Professora: Fátima Grave Ortiz – Assistente Social, doutora em Serviço Social pela UFRJ, professora e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade da mesma instituição.
 
Ementa: Ética e Moral. Particularidades da Ética Profissional. A trajetória da ética profissional no Serviço Social. O processo de ruptura com a ética tradicional e o código de ética de 1986. Principais avanços, lacunas e imprecisões de 1986 e a revisão do Código. Avanços do Código de Ética de 1993. Valores: liberdade e emancipação humana. A defesa dos direitos humanos. Direção política, pluralismo e competência.  O compromisso ético-político com os usuários e o sigilo profissional. Direitos e deveres dos assistentes sociais.

Bibliografia recomendada:

  • BARROCO, Maria Lucia Silva. Ética: fundamentos sócio-históricos. Biblioteca Básica/Serviço Social, São Paulo: Cortez editora, 2008.
  • _______.  Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos, São Paulo: Cortez editora, 2001.
  • _______.  Ética e Sociedade. Curso de Capacitação Ética para Agentes Multiplicadores, número 1, CFESS,Brasília, 2004.
  • ­­­_______. Os Fundamentos Sócio-Históricos da Ética. Programa de Capacitação Continuada para Assistentes Sociais, módulo 2, CFESS/ABEPSS/CEAD/UNB, Brasília,1999.

•     BONETTI, Dilsea Aldeodata et alli (orgs). Serviço Social e Ética: convite a uma nova práxis. São Paulo: Cortez/CFESS, 1995.

  • BRITES, Cristina Maria, SALES, Mione Apolinário. Ética e Práxis Profissional. Curso de Capacitação Ética para Agentes Multiplicadores, número 2, CFESS,Brasília, 2004.
  • CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia, 6ª. Edição, São Paulo: Editora Ática, 1997, pp. 334 – 339.

•     CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (org.). BARROCO, Maria Lucia Silva e TERRA, Sylvia Helena. Código de Ética do(a) Assistente Social Comentado, São Paulo: Cortez/CFESS, 2012.

  • ­­­________. Legislação e Resoluções sobre o Trabalho do/a Assistente Social. Brasília, 2011.

•     CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL 7ª. REGIÃO (CRESS). Assistente Social: ética e direitos. Coletânea de leis e resoluções, 4ª. Edição, Rio de Janeiro, 2005. Disponível aqui.

•     FORTI, Valeria. Ética, Crime e Loucura: reflexões sobre a dimensão ética no trabalho profissional.Rio de Janeiro:Lumen Juris editora, 2009.

•     GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ÉTICA (GEPE), Coletânea – Códigos de Ética Profissional do (a) Assistente Social, 2ª. Edição, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Recife, 2006.

•     GUERRA, Yolanda, ORTIZ, Fátima Grave. Os Caminhos e os Frutos da “Virada”: apontamentos sobre o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Revista Praia Vermelha, vol.19, no.02, PPGESS/Escola de Serviço Social/UFRJ, 2009.

•     ORTIZ, Fátima Grave. Serviço Social e Ética: a constituição de uma imagem social renovada. IN: FORTI, Valeria & GUERRA, Yolanda (orgs.). Ética e Direitos: ensaios críticos. Coletânea Nova de Serviço Social. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2008, pp. 107 – 121.

  • VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. 5ª.edição, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982, pp. 05 – 47

Inscreva-se!

Tema: O trabalho dos/as assistentes sociais nas empresas

Público: Assistentes sociais registrados no CRESS-MG

Data: 04/05

Cidade: Ubá (local a definir)

Professor: Alexandra T. Eiras – Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992), mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e doutorado em Serviço Social pela Escola de Serviço Social – UFRJ (2006). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase nos fundamentos do Serviço Social: ética profissional, projeto ético-político, exercício profissional, destacando-se a dimensão técnico-operativa, particularmente, o trabalho profissional com grupo.

Inscreva-se!

 

Tema: Pesquisa na prática profissional

Público: Assistentes sociais registrados no CRESS-MG

Cidade: Ponte Nova (local a definir)

Data: 29/06

Professor: Rodrigo de Souza Filho – Possui Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social e Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, gestão social, política social, assistência social, infância e juventude e estatuto da criança e do adolescente.

Inscreva-se!

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h