Seccional Montes Claros amplia diálogo com cursos de graduação em Serviço Social

Publicado em 27/03/2013

A diretoria da Seccional Montes Claros se reuniu, no dia 18 de março, com a coordenadora do Curso de Serviço Social da Funorte, Simone Torres, e representando a Unimontes, a professora Alessandra Zulba, com objetivo de traçar ações conjuntas que aproximem o Conselho dos universitários da região.

Reuniões como esta serão promovidas semestralmente, sempre com o intuito de ampliar o diálogo entre os conselheiros e as instituições de ensino. Para Simone, é fundamental que os estudantes entendam e se familiarizem, desde o início do curso, com a atuação e a representatividade do Conjunto CFESS-CRESS. “É preciso criar estratégias para mudar a visão dos alunos em relação a representação do Conjunto, principalmente agora com a criação da Seccional, que torna mais viáveis e necessárias essas ações.”

Já a professora Alessandra acredita que esses debates são uma grande oportunidade de afinar o diálogo entre o CRESS-MG e a academia. “A realização desses encontros contribui para diminuir o distanciamento entre as duas instituições”, afirma.

Desde sua criação, em 2012, a Seccional vem atuando para ampliar essa relação. No ano passado, por exemplo, a subsede realizou, em parceria com a Unimontes, o 1º Simpósio Norte-mineiro de Formação Profissional e Produção do Conhecimento em Serviço Social, e participou do 1º Encontro de Supervisores e Coordenadores da Funorte.

Para a coordenadora, Rosilene Tavares, a Seccional está indo no caminho certo. “Este é um processo em que cada entidade precisa legitimar e reconhecer o trabalho da outra, até mesmo para seguir no sentido do fortalecimento das ações realizadas, seja de forma conjunta ou separadamente”, destaca.  Ela enfatizou, ainda, que a diretoria esta à disposição para participar, inclusive, das reuniões de colegiado de ambas as instituições.

Na reunião, ficou decidido que membros da Comissão de Trabalho e Formação Profissional da Seccional e um agente fiscal da Sede (BH) participariam das atividades que a Funorte irá realizar, no mês de abril, com os alunos que estão iniciando estágio.

Comemorando o Dia do Assistente Social

A Seccional apresentou em reunião a atividade que irá promover em comemoração ao Dia do Assistente Social, prevista para o dia 24 de maio, com o tema “Serviço Social na luta contra a exploração do trabalho”. A palestra magna será proferida pela convidada Maria Lucia Martinelli, doutora em Serviço Social pela PUC-SP e pós-doutora em História das Ideias Contemporâneas, pelo Instituto de Estudos Avançados da USP. A atividade incluirá, também, uma mesa redonda, que abordará “Os rebatimentos da precarização do trabalho do assistente social no Suas”.

A perspectiva é de que o CRESS-MG, por meio da Seccional, e as duas instituições de ensino possam organizar de forma conjunta uma semana de atividades comemorativas, visando assim atender as demandas da categoria e dos estudantes.

Em breve, mais informações serão divulgadas sobre os eventos.