Hoje é o Dia Mundial do Serviço Social

Publicado em 19/03/2013

Todos os anos, a terceira terça-feira de março é a data instituída pela Federação Internacional de Assistentes Sociais (FITS) para celebrar o Dia Mundial do Serviço Social, o que ocorre neste dia 19, em 2013. A mensagem deste ano faz referência à promoção da igualdade social e econômica. 
 
Assim como em anos anteriores, o presidente da Federação, Gary Bailey, homenageia todos/as os/as assistentes sociais do mundo, convidando a categoria a participar do debate sobre os rumos da profissão e a se juntar aos compromissos firmados na Agenda Global proposta pelas entidades internacionais. 
 
"O Dia Mundial do Serviço Social é mais uma oportunidade para os/as assistentes sociais defenderem, em seus países, uma perspectiva de serviço social que celebre e fortaleça o papel da nossa profissão no desenvolvimento da sociedade", diz Bailey em trecho do vídeo. 
 
Para a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, a data é motivo de celebração, mas também de reflexão. "Há 1 ano, tivemos um momento importante para o Brasil, ao realizarmos um workshop com a participação da FITS, da AIETS, da Associação Latino-americana de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ALAIETS) e de várias organizações de trabalhadores/as sociais da América Latina, que expressou um esforço coletivo de construção de uma definição mundial de Serviço Social que respeite e contemple as particularidades regionais", avalia a conselheira. 
 
Ela acrescenta que, neste processo de articulação em âmbito internacional, a intervenção do CFESS se faz na perspectiva da defesa dos princípios ético-políticos da liberdade, democracia, direitos humanos e do combate à desigualdade, conforme direção do projeto profissional do serviço social brasileiro. 
 
Além do presidente da FITS, o presidente da FITS para a África, Daniel Asiedu, da FITS para a América Latina e Caribe, Laura Acotto, e da FITS para Europa, Cristina Martins, também produziram vídeos, disponibilizados no site da entidade, com mensagens para a data comemorativa. (Clique aqui e acesse)
 
Um pouco mais da agenda global 
 
A Agenda Global para o Trabalho Social e Desenvolvimento Social traz uma série de compromissos firmados na luta comum por um mundo justo e igualitário. 
 
"Dedicamo-nos inteiramente e com urgência para trabalhar em conjunto com as pessoas que utilizam os serviços e com outros que compartilham nossos objetivos e aspirações, para criar um mundo socialmente justo, que teremos orgulho de deixar às gerações futuras", diz trecho do documento.
 
Entre as prioridades elencadas na Agenda para 2012-2016, estão: promoção de igualdades sociais e econômicas; promoção da dignidade e valor dos povos; promoção da sustentabilidade ambiental; e fortalecimento do reconhecimento da importância das relações humanas. 
 
Segundo a FITS, será estabelecido um plano de implementação das ações, com base em medidas de acompanhamento e revisão. E tudo será divulgado por meio de relatórios da Federação.  
 
Leia a Agenda Global (em inglês) ou português.
 
Fonte: CFESS

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h