Confira a Programação do Projeto Formação Continuada em BH!

Publicado em 19/03/2013


 
Estão abertas as inscrições para o Projeto de Formação Continuada 2013. Neste ano, serão realizados cerca de 20 minicursos que abordarão diversos temas relativos à prática profissional e às dimensões teóricas do Serviço Social.
 
Além disso, os profissionais convidados para ministrar as aulas, são especialistas que estão na ponta dos assuntos a serem tratados. Cada minicurso tem duração de 9 horas e acontece sempre aos sábados, das 8h às 17h. Podem se inscrever apenas assistentes sociais registrados no CRESS-MG.
 
Veja a programação de Montes Claros.

Relembre como foram os minicursos em 2012
.
 
Fique atento aos passos para realizar a inscrição:
 

1º Passo: preencher um pequeno cadastro no site

2º passo: preencher o formulário completo com os dados

3º passo: clicar no ícone "fazer o pagamento" em forma de seta amarela

4º passo: você será direcionada à página do BCash, que é a operadora de pagamentos pela internet. Na página, você terá que preencher seu CPF ou CNPJ da empresa (caso o boleto tenha que ser gerado para uma pessoa jurídica). Após preencher esse campo você será direcionado à página seguinte.

5º Passo: na nova página você deverá preencher um pequeno cadastro. Caso seja a primeira vez que você acessa o Bcash, você terá que criar uma senha. Caso você já tenha se cadastrado anteriormente no Bcash, opte pelo Pagamento Expresso (que não necessita de uso de senha).

6º passo: escolha a forma de pagamento.

 
As inscrições só são validadas com o pagamento, caso contrário elas expiram do sistema de inscrição. Não fazemos reserva de inscrição.
 
PROGRAMAÇÃO 2013 – Sede (BH)
 
09/03 – Instrumentalidade do Serviço Social 
 
Professora: Yolanda Aparecida Demetrio Guerra – Assistente Social, doutora em Serviço Social pela PUC-SP e professora da UFRJ.
Ementa: A instrumentalidade do serviço social. Fundamentos na ontologia do ser social e no debate sobre o trabalho e sobre a práxis.  Articulações, nexos e contradições entre instrumentalidade e racionalidade, teoria e prática.
 
Inscrições encerradas.
 
30/03 – Serviço Social e Educação Popular
 
Professora: Maria Lídia Souza Silveira – Assistente Social, doutora em Ciências Sociais pela Unicamp e professora da UFRJ.
Ementa: A questão da educação popular: definições teóricas, práticas, limites, possibilidades. Alternativas de construção do sujeito enquanto cidadão e sua interface com o Serviço Social.
 
Inscrições encerradas.
 
6/04 – Mediação e Serviço Social
 
Professor: Reinaldo Pontes – Assistente Social, doutor em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid, mestre em Serviço Social pela PUC-SP e professor adjunto da UFPA.
Ementa: Resgate da trajetória do debate sobre a categoria de mediação no Serviço Social, buscando retratar seus pontos nodais. Revisão dos principais pontos de alavancamento heurístico para a compreensão teórico-filosófica da categoria de mediação no método dialético marxiano e seu processo cognitivo-interventivo na esfera do Serviço Social. As principais mediações que estruturam o processo de reconstrução do objeto de intervenção profissional.

Inscrições encerradas.
 
13/04 – Reflexões sobre o trabalho social com famílias
 
Professora: Solange Maria Teixeira – Pós-doutora em Serviço Social, doutora em Políticas Públicas pela UFMA, mestre em Serviço Social pela PUC-SP e professora adjunta da UFPI.
Ementa: Trabalho social com as famílias e o Serviço Social no debate contemporâneo. A matricialidade sociofamiliar na política social numa perspectiva crítica. O reconhecimento da família como um espaço altamente complexo: construções, reconstruções, negociações de seus membros, com outros segmentos da sociedade, como o Estado, o mercado, o trabalho. A importância da família na estruturação da sociedade.
 
Inscrições encerradas. Aguarde a abertura de novas vagas!

27/04 – Mobilização Social e Comunicação
 
Professora: Kênia Augusta Figueiredo – Assistente Social, mestre em Serviço Social, doutoranda em Comunicação e professora de Serviço Social da UnB.
Ementa: Mobilização social. Processos de participação social. Classes sociais, vinculadas a diferentes projetos profissionais e societários. A mobilização social e a comunicação como elementos constitutivos e condições indispensáveis na concretização das práticas educativas dos assistentes sociais. Tensionamento do quadro de transformações societárias. Avanço da organização política da categoria, integrado aos processos organizativos das classes subalternas.  A inserção crítica dos assistentes sociais no fortalecimento das lutas e da organização política. A comunicação como um direito social. Reflexão a respeito da cultura da informação nas políticas sociais. Bases teóricas metodológicas desta cultura.
 

 
4/05 – Estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos
 
Professora: Rosa Lúcia Prédes – Assistente Social, doutora em Serviço Social pela UFRJ e professora da Ufal.
Ementa: Questões relacionadas à qualidade da intervenção profissional na direção da garantia de direitos sociais. Qualidade da fundamentação dos laudos, perícias pareceres dos assistentes sociais.
 
Inscrições encerradas.
 
18/05 – Gestão Social e Serviço Social
 
Professor: Rodrigo de Souza Filho – Assistente Social, doutor em Serviço Social pela UFRJ, professor adjunto da UFJF e tem experiência na área de Serviço Social e Gestão Pública.
Ementa: A gestão social e suas variantes (gerência social, gerência de programas sociais, gestão de políticas sociais), problematizados na atualidade. Alteração do paradigma da administração pública do modelo burocrático-weberiano para o modelo gerencial.  A gestão social como instrumento de universalização e aprofundamento dos direitos sociais.

Inscreva-se!

 
01/06 – Questão Social e Serviço Social
 
Professora: Josiane Soares Santos – Assistente Social, doutora em Serviço Social também pela UFRJ e professora adjunta de Serviço Social da UFSE.
Ementa: "Questão social”: conceito ou categoria? Fundamentos da “questão social” no debate Serviço Social brasileiro. Desenvolvimento capitalista recente e “questão social”: a polêmica em torno da chamada “nova” “questão social” e a necessidade de sua particularização nas formações sociais concretas. “Questão social” no Brasil.
 
Inscrições encerradas. Aguarde a abertura de novas vagas!
 
10/08 – Instrumentalidade do Serviço Social
 
Professora: Yolanda Aparecida Demetrio Guerra
Ementa: Ver dia 9/03.
 
Inscrições encerradas. Aguarde a abertura de novas vagas!

17/08 – A pesquisa como subsídio para a prática profissional do/a assistente social
 
Professor: Reginaldo Guiraldelli – Assistente Social, doutor em Serviço Social pela Unesp e professor de Serviço Social da UnB.
Ementa: A pesquisa como instrumento da prática profissional no trabalho do assistente social. A interlocução da pesquisa no processo de construção do conhecimento no campo social. O desvelamento dos sentidos atribuídos à pesquisa no interior o serviço social.
 

 
31/08 – Avaliação das políticas e programas sociais: Teoria e prática
 
Professora: Ana Cristina Brito Arcoverde – Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela UFPE, doutora em Sociologie pela Université de Paris III e professora de Serviço Social da UFPE.
Ementa: Avaliação de políticas, projetos e programas sociais, conteúdo teórico metodológico e aplicação no atual contexto da discussão sobre a cidadania e democracia. A avaliação das políticas de programas sociais: um mecanismo de tomada de decisão técnica e um mecanismo gerador de informações. A avaliação das políticas de programas sociais como instrumentalização para as lutas e conquistas populares e ampliação dos direitos sociais.
 
Inscrições encerradas. Aguarde a abertura de novas vagas!
 
14/09 – Reflexões sobre a intersetorialidade entre as políticas públicas
 
Professora: Sueli do Nascimento – Assistente Social, mestre em Serviço Social com experiência em Movimentos Sociais e na Co-gestão de Políticas Públicas.
Ementa: Reflexão sobre as possibilidades e limites para a intersetorialidade das políticas públicas, enfatizando a relação entre as políticas de desenvolvimento urbano e social, bem como as expressões da intersetorialidade presentes nos documentos oficiais das referidas políticas em âmbito nacional, buscando identificar os instrumentos disponíveis para os municípios articularem sua intervenção na cidade.
 
Inscrições encerradas. Aguarde a abertura de novas vagas!
 
28/09 – Serviço Social e trabalho interdisciplinar
 
Professora: Fátima Grave Ortiz – Assistente Social, doutora em Serviço Social pela UFRJ, professora e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade da mesma instituição.
Ementa: A trajetória do serviço social e sua experiência no campo do trabalho interdisciplinar. A interdisciplinaridade no serviço social. A face plural da profissão: diálogo aberto com outras áreas do conhecimento. Desafios e tensões na construção do trabalho interdisciplinar.

Inscreva-se!

 
19/10 – Reflexões sobre o trabalho social com famílias
 
Professora: Regina Celia Tamaso Mioto – Pós-doutora pela Universidade de Perugia (Itália), doutora em Saúde Mental pela Unicamp, mestre em Educação pela mesma universidade. Atualmente é professora associada da UFSC.
Ementa: Trabalho social com as famílias e o Serviço Social no debate contemporâneo. A matricialidade sociofamiliar na política social numa perspectiva crítica. O reconhecimento da família como um espaço altamente complexo: construções, reconstruções, negociações de seus membros, com outros segmentos da sociedade, como o Estado, o mercado, o trabalho. A importância da família na estruturação da sociedade.

 
Inscreva-se!
 
23/11 – Estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos
 
Professora: Rosa Lúcia Prédes
Ementa: Ver dia 4/05.
 
Inscreva-se!
 
30/11 – Serviço Social e Educação Popular 
 
Professora: Maria Lídia Souza Silveira
Ementa: Ver dia 30/03.

Inscreva-se!

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h