Vagas remanescentes para o Curso de Língua Portuguesa!
Publicado em 05/03/2013
Saber falar bem e escrever bem faz a diferença para qualquer trabalhador nos dias de hoje, inclusive para o profissional de Serviço Social. Foi pensando nisso que o CRESS-MG resolveu promover o curso de Língua Portuguesa – Uso da Linguagem na Atuação do Assistente Social, que acontecerá na Sede (BH), durante oito encontros semanais entre março e abril, na Sede (BH).
Serão formadas três turmas com até 20 alunos cada: duas durante a semana, na parte da noite, e uma aos sábados, pela manhã. A carga-horária é de 24 horas e será emitido certificado. A inscrição custa R$ 120 (R$ 5 hora/aula) e só podem se inscrever assistentes sociais registrados e em dia com suas obrigações pecuniárias com o CRESS-MG.
A metodologia consiste em aulas expositivas; leitura e análise de textos variados; discussões sobre questões linguísticas e discursivas relacionadas ao conteúdo programático e produções escritas de textos exemplares dos gêneros abordados.
Objetivos
O curso tem como objetivos principais aprimorar habilidades de leitura e de escrita na atuação profissional, concentrando-se na coesão, na coerência e nas especificidades e diferenças da produção linguística oral e escrita, verbal e não-verbal; analisar as estratégias e os mecanismos de ordem linguística, textual e discursiva necessários e agenciados nesses gêneros; e desenvolver habilidades de argumentação por meio de análises de textos argumentativos com temática relacionada à atuação do assistente social.
Vagas Remanescentes!
Turma 1 – Aulas às quartas-feiras – 19h às 22h
Datas: 06/03; 13/03; 20/03; 27/03; 03/04; 10/04
Inscrições encerradas!
Turma 2 – Aulas às quintas-feiras – 19h às 22h
Datas: 07/03; 14/03; 21/03; 28/03; 04/04; 11/04; 18/04; 25/04
Inscreva-se!
Turma 3 – Aulas aos sábados – 9h às 12h
Datas: 09/03; 16/03; 23/03; 30/03; 06/04; 13/04; 20/04; 27/04
Inscreva-se!
Unidades e Conteúdo
-
Linguagem e Interpretação: leitura e construção de sentido (cf. Kleiman, 2004). A comunicação verbal e não-verbal (cf. Fulgêncio & Liberato, 2003). Análise de pequenos textos de diferentes gêneros, com presença de semióticas diversas. Atividade escrita: diagnóstica.
-
Linguagem e Texto: condições de produção textual, coesão e coerência (cf. Koch, 2004), articulação textual (cf. Koch, 2004). Análise de textos breves de diferentes gêneros em que os referidos conteúdos possam ser observados. Atividade escrita: correspondente aos tópicos. Comentários sobre a atividade diagnóstica.
-
Linguagem e Argumentação: operadores argumentativos (cf. Koch, 2001, 2002). Construção da argumentação. Atividade escrita: um texto de tema relevante para o profissional de SS, em que a argumentação deva ser cuidadosamente construída textual e discursivamente.
-
Linguagem e Gramática (1 e 2): concordância verbo-nominal, regência verbal, ortografia, pontuação, referenciação, escolha lexical e efeitos de sentido. Atividades escritas: correspondentes aos tópicos gramaticais elencados e apresentadas de forma contextualizada. Comentários sobre a atividade de argumentação.
-
Linguagem, Sociedade e o Assistente Social: o papel da linguagem no meio de trabalho do assistente social (cf. Fávero, 2011, Sá & Costa, 2012) e na sociedade (cf. Perini, 2010). Noções básicas de gênero discursivo (cf. Koch, 2004; Rodrigues, 2005). Os principais gêneros discursivos da atividade profissional do assistente social. Comentários sobre as atividades de gramática.
-
Fala x Escrita (1 e 2): as principais diferenças entre a linguagem oral e a linguagem escrita (cf, Koch, 2001; Marcuschi, 2004). Ênfase nos gêneros orais e escritos do campo de atuação do assistente social, em especial a entrevista (cf. Lewgoy & Silveira, 2007) e o relatório social (também chamado laudo ou parecer. Cf. Fávero, 2011). Análise de trechos de uma entrevista e de um relatório social.