Serviço Social tem representação no Conselho Nacional LGBT

Publicado em 01/03/2013


O Conselho Nacional de Combate à Discriminação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (CNDC/LGBT) elegeu as entidades que comporão a gestão do conselho no biênio 2013-2015 no dia 22 de fevereiro, em Brasília (DF). Participaram do processo eleitoral as conselheiras do CFESS Marylucia Mesquita e Ramona Carlos. Como uma das entidades eleitas, o CFESS pretende fortalecer a luta e as articulações em defesa dos direitos humanos da população LGBT, pauta que já compõe a frente de atuação do Serviço Social. 
 
Além do CFESS, as entidades eleitas foram:  Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Associação Brasileira de Lésbicas, Associação Nacional de Travestis e Transexuais, Articulação Nacional de Gays, E-jovem, Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), Rede Nacional de Negras e Negros LGBT , Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, Federação do Sindicato de Trabalhadores Técnico Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil,  Central de Movimentos Populares, Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação, Conselho Federal de Psicologia (CFP), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Fórum Nacional da Juventude Negra.
 
A participação do CFESS no CNDC/LGBT é fundamental, não só pela histórica luta do Serviço Social pelos direitos da população LGBT, mas também para dar visibilidade a uma área de atuação que ainda se coloca como marginal no âmbito profissional, uma vez que tanto a população LGBT como os/as assistentes sociais que afirmam sua orientação sexual não hegemônica, bem como suas identidades de gênero não correspondentes ao masculino ou ao feminino instituídos socialmente,enfrentam, cotidianamente, a homofobia/lesbofobia/transfobia social e institucional, em uma realidade onde impera a lógica heterossexista", avalia a coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS, Marylucia Mesquita, que será a representante titular do CFESS no CNDC/LGBT, juntamente com o conselheiro Maurílio Matos, na condição de suplente. 
 
A atual presidente do conselho, Keila Simpson, permanecerá no comando do colegiado até que os/as novos/as integrantes realizem a eleição do/a próximo/a ocupante do cargo. Ainda não foi marcada a data para a escolha.
 
"Nosso sangue pela igualdade" 
 
A atuação do Conjunto CFESS-CRESS pelos direitos LGBT pode ser enumerada em diversas ações, como as próprias orientações do Código de Ética do/a Assistente Social, que afirmam princípios em defesa da liberdade, autonomia, diversidade humana, e de luta contra a discriminação por orientação sexual, gênero, identidade de gênero e etnia; a campanha nacional pela liberdade de orientação e expressão sexual "O amor fala todas as línguas: assistente social na luta contra o preconceito", lançada em 2010; a Resolução CFESS nº 489/2006 e, mais recentemente, a Resolução CFESS nº 615/2011, de 8 de setembro de 2011, que permite à assistente social travesti e ao/à transexual a utilização do nome social na carteira e na cédula de identidade profissional.
 
Nessa perspectiva, o CFESS aderiu também à campanha "Nosso sangue pela vida", pelo direito de homens gays e bissexuais doarem sangue. A campanha é do grupo piauiense "Matizes – pela livre expressão sexual" (clique para saber mais sobre o grupo). Marylucia Mesquita destaca que a ação também faz parte das deliberações do eixo Ética e Direitos Humanos, aprovadas no 41º Encontro Nacional CFESS-CRESS, em 2012, na luta de combate à homofobia/lesbofobia/transfobia. 
 
Leia o CFESS Manifesta elaborado para o Dia Mundial do Orgulho LGBT em 2012.
 
Fonte: CFESS

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h