Novidades para o 14ª CBAS
Publicado em 01/03/2013
A comissão organizadora do 14º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) se reuniu mais uma vez em São Paulo (SP) nesta final de semana e definiu novidades para o evento, que ocorrerá de 14 a 18 de outubro de 2013 em Águas de Lindóia (SP). O evento já está com inscrições abertas.
A reunião contou a com a presença das conselheiras do CFESS Sâmya Ramos, Kátia Madeira, Marinete Moreira, Maria Elisa Braga e Marlene Merisse e com representantes da ABEPSS, da ENESSO, do CRESS-SP e da Alvo Eventos, empresa responsável pela organização do congresso. Dentre os assuntos debatidos, constaram os critérios para o lançamento de livros no evento: a atividade será reservada aos/às inscritos/as; deverão ser livros publicados em 2012 ou em 2013 e o prazo para envio do material será até 16 de agosto.
Para a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, a receptividade ao 14º CBAS está muito boa, já havendo profissionais inscritos/as de todos os estados brasileiros e também colegas de Angola e Portugal. “Fazemos um convite para que os/as assistentes sociais se inscrevam e enviem trabalhos para construirmos mais um CBAS participativo e democrático, com a cara do Serviço Social brasileiro”, destaca.
Ela ressaltou ainda o esforço das entidades promotoras do evento para manter o valor da inscrição do último CBAS, mesmo com a inflação e o aumento dos preços dos serviços durante os três anos que se passaram desde o último congresso. “Nossa perspectiva é de ampliar a participação da categoria e, ao mesmo tempo garantir a autonomia política do evento. Isso se expressa quando reafirmamos, por exemplo, nosso princípio de não aceitarmos patrocínios de empresas privadas”, completou Sâmya Ramos.
Novas atividades
O grupo reunido também decidiu pela realização de uma reunião com assistentes sociais da região de Águas de Lindóia, para mobilização e esclarecimentos sobre a organização do evento.
Além disso, a comissão está preparando um ato público, intitulado “Sem Movimento não há Liberdade”, que terá a participação de diversos movimentos sociais, como é tradicionalmente feito nos CBAS, além de atividades culturais durante os dias de congresso.
Inscrição
Quem quiser também já pode inscrever trabalho, que podem ser uma sistematização do exercício profissional, um relato de experiência, um resultado de uma pesquisa ou uma reflexão teórica, e devem estar inseridos em uma das seguintes sessões temáticas: Infância, adolescência, juventude e envelhecimento; Seguridade Social; Questões Urbana, Agrária e Ambiental; Ética e Direitos Humanos; Raça, Etnia, Gênero e Sexualidades; Fundamentos, Trabalho e Formação Profissional do Serviço Social; Justiça, Violência e Segurança Pública e Movimentos, Lutas Sociais e Organização Política da Classe Trabalhadora.