Montes Claros sedia minicursos do Projeto Formação Continuada do CRESS-MG

Publicado em 13/12/2012

Renovação e incentivo para ir além. Essas certamente foram as sensações que predominaram em que participou, pela Seccional Montes Claros, dos minicursos “Reflexões sobre o trabalho social com famílias” e “Instrumentalidade do Serviço Social”, que compõem o Projeto Formação Continuada do CRESS-MG.

As atividades foram realizadas nos dias 1º e 8 de dezembro, e ministradas, respectivamente, por Solange Maria Teixeira, doutora em Políticas Públicas pela UFMA, pós-doutora em Serviço Social,  e professora adjunta da UFPI, e Yolanda Guerra, doutora em Serviço Social pela PUC-SP e professora da UFRJ.

A participação da categoria foi expressiva, e nas duas ocasiões havia assistentes sociais de diversos municípios da região, como Januária, Salinas, São João da Lagoa, Espinosa, Francisco Sá, São João da Ponte, Montalvânia, Buenópolis e Turmalina. Confira, abaixo, o depoimento de algumas dessas participantes.

Renovação profissional

Aproveitando a oportunidade de se qualificar, alguns assistentes sociais participaram dos dois minicursos, como é o caso de Valdênia Faria e Ana Júlia do Carmo. Para Valdênia, o formato do encontro é excelente, pois permite maior proximidade com o palestrante e torna possível discutir com ele sobre o tema tratado. “Nesse espaço, além do conhecimento adquirido, reacendeu, em mim, a luzinha da reflexão sobre a prática. Certamente outros minicursos como esses, serão muito bem-vindos em 2013.”

Já segundo Ana Júlia, participar de discussões tão importantes para o exercício profissional foi instigante e renovador. “Os módulos proporcionaram reflexões não só voltadas ao espaço sócio-ocupacional em que estou inserida, mas para além. Fez ressurgir questionamentos e críticas ao nosso fazer profissional, às políticas sociais em que estamos inseridas e a qual projeto de sociedade visualizamos e lutamos.”

A assistente social ressalta que é imprescindível se atualizar, e parabeniza o CRESS-MG por promover momentos como esses, que nem sempre estão acessíveis para quem vive fora da capital. “Esses dois encontros me fizeram reconhecer o quanto necessitamos ter acesso constantemente a espaços de reflexão, discussão, construção e desconstrução, partilha, erros e acertos. Agora estou com forças renovadas pra buscar sempre mais conhecimento!”

Objetivos alcançados

A qualidade dos profissionais que ministram os minicursos foi ressaltada por Wdileia Mendes, que se inscreveu no “Instrumentalidade do Serviço Social”. “A professora Yolanda abordou o tema com muita propriedade e clareza. Esse Projeto proporciona espaços de aprendizagem, troca de experiência e possibilidade de atualização em novos conhecimentos, e isso faz toda a diferença tendo em vista a competência e credibilidade dos professores convidados.”

O objetivo do minicurso, que parece ter sido alcançado, foi resumido na opinião da assistente social, Fágna Fernandes. “Participar desse encontro foi uma oportunidade maravilhosa para complementar o conhecimento já adquirido. Esses momentos são essenciais para a categoria, dado que é necessária a formação permanente, continuada. ‘Beber dessa fonte’ foi uma renovação e incentivo profissional.”

Neste ano, o Projeto promoveu 11 minicursos com assuntos atuais e relevantes para a categoria, o que foi ressaltado por Grace Sarmento. “Há inúmeras dificuldades na prática cotidiana, principalmente em relação aos desdobramentos da direção social da profissão. Nesse sentido, a iniciativa do Conselho vem reafirmar o seu compromisso de incentivar uma formação continuada, abordando temas que perpassam o Serviço Social.”

As componentes da diretoria da Seccional, Rosilene Tavares, Sarah Edineli, Larissa Sepúlveda e Carla Pereira, também participaram das atividades e ressaltaram que a Gestão Nas Trilhas do Sertão de Minas: Compromisso, Luta e Resistência vem superando as adversidades para ir além das funções básicas da Seccional, e a chegada do Projeto Formação Continuada é uma mostra disso. “Estamos empenhadas em promover ações que vão além da função cartorial do Conselho, sempre com o intuito de fortalecer as ações do Conjunto CFESS-CRESS e legitimar o nosso projeto ético-político”, resume Sarah, em nome das demais conselheiras.

O Projeto Formação Continuada segue no ano de 2013. Aguarde as novidades! Para ver as fotos dos minicursos, clique aqui.