Debate sobre sindicalismo universitário e financiamento do ensino superior terá transmissão online

Publicado em 03/12/2012

Um panorama do sindicalismo universitário e do financiamento do ensino superior no Brasil será traçado nesta terça-feira, dia 4, em palestras das pesquisadoras Olgaíses Maués e Vera Jacob, da Universidade Federal do Pará (UFPA). As atividades acontecem a partir de 14h, no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação da UFMG, localizada no Campus Pampulha, em BH.

"Organização dos docentes" e "Ação sindical" é o tema da palestra da professora da UFPA e pesquisadora do CNPq, Olgaíses Maués, que discute o tardio surgimento do sindicalismo docente.

Já a professora da UFPA e pesquisadora Vera Chaves fala sobre a política de financiamento da educação superior pública, a renúncia fiscal e os programas Universidade para Todos (Prouni) e de Financiamento Estudantil (Fies), que ela considera privatizantes. Ela também discutirá o investimento público em educação e a relação com o PIB.

Olgaíses Cabral Maués também é membro associada do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formationet la Profession Enseignate (CRIFPE) da Université Laval no Canadá. Vera Jacob Chaves coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior da UFPA. Também compõe o Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

As palestras integram o curso Capitalismo Contemporâneo, Educação e Tecnologia, promovido pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação. Elas serão transmitidas em tempo real, com espaço aberto para envio de dúvidas de ouvintes para o site da rádio da FaE e neste canal de TV.

Fonte: Site da UFMG