Minicurso no CRESS-MG debate importância da pesquisa no Serviço Social
Publicado em 01/11/2012
A pesquisa é um método que permeia a atuação do assistente social desde a sua formação acadêmica. A importância desse debate inspirou a realização do minicurso “A pesquisa como subsídio para a prática profissional do/a assistente social”, parte do Projeto de Formação Continuada do CRESS-MG, e que aconteceu no sábado, 27 de outubro. O curso foi ministrado por Reginaldo Guiraldelli, doutor em Serviço Social pela Unesp e professor do Departamento de Serviço Social da UnB.
Durante o evento, ele abordou pontos como a interlocução da pesquisa no processo de construção do conhecimento no campo social e o desvelamento dos sentidos atribuídos à pesquisa no interior do Serviço Social. Por se tratar de uma atribuição e competência do assistente social, a pesquisa deve ser um assunto constantemente debatido pela categoria e, segundo Reginaldo, precisa ser entendida como algo inerente à intervenção. “É por meio do processo investigativo que podemos conhecer a realidade e decifrá-la naquilo que ela se manifesta de imediato”.
A Teoria Social de Marx, de acordo com o professor, é a base para compreender a relevância da pesquisa nessa profissão. “Os conceitos marxianos nos dão todos os subsídios para explicarmos a questão social e todas as suas manifestações da realidade. Eles também mostram como a pesquisa nos possibilita sair do imediatismo para compreender os fatos em sua processualidade, dimensidade e complexidade.”
Ainda de acordo com essa Teoria, Reginaldo destaca o conceito de negatividade trazido por Marx. “Só começamos a fazer pesquisa quando negamos o fato, no sentido de negar o aparente, de não aceitá-lo da forma como nos é apresentado, para, em seguida, tentar superá-lo.”
Próximos minicursos
O Projeto Formação Continuada realiza ainda este ano, em BH, os minicursos “Reflexões sobre o trabalho social com famílias”, “Avaliação das políticas e programas sociais – teoria e prática” e “Mitos e dilemas na relação entre teoria, prática, instrumentos e técnicas no Serviço Social”. Ainda há vagas para os dois primeiros citados e para o último, os interessados podem se inscrever na lista de espera.
Em Montes Claros, o Projeto acaba de chegar e promoverá, em dezembro, os minicursos “Reflexões sobre o trabalho social com famílias”, ministrado por Solange Teixeira, e “Instrumentalidade do Serviço Social”, ministrado por Yolanda Guerra. Ambos estão com inscrições abertas. Inscreva-se já, pois as vagas são limitadas!