Formação Continuada em Montes Claros

Publicado em 29/10/2012

O Projeto Formação Continuada do CRESS-MG chegará em Montes Claros! Abaixo, você pode conferir quais cursos serão realizados, além de todas as informações para participação e inscrição.

Local de realização dos cursos:

Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI)
Rua Carlos Gomes, 110 – sala 06 – Centro (referência: Praça Dr. Carlos)

Investimento:

R$ 50,00 (por minicurso)

Vagas:

45 vagas (por minicurso)

Tema: Reflexões sobre o trabalho social com famílias

Data: 01/12/12 (sábado)
Horário: 08h às 17h
Palestrante: Solange Maria Teixeira, pós-doutora em Serviço Social, doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão e mestre em Serviço Social pela PUC-São Paulo. Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí.
Ementa: Trabalho social com as famílias e o Serviço Social no debate contemporâneo. A matricialidade sociofamiliar na política social numa perspectiva crítica. O reconhecimento da família como um espaço altamente complexo: construções, reconstruções, negociações de seus membros,  com outros segmentos da sociedade, como o Estado, o mercado, o trabalho. A  importância da família na estruturação da sociedade.

Clique aqui para se inscrever!

Tema: Instrumentalidade do Serviço Social

Data: 08/12/12 (sábado)
Horário: 08h às 17h
Palestrante: Yolanda Guerra, doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro nos âmbitos da Graduação e da Pós-Graduação.
Ementa: A instrumentalidade do serviço social. Fundamentos na ontologia do ser social e no debate sobre o trabalho e sobre a práxis.  Articulações, nexos e contradições entre instrumentalidade e racionalidade, teoria e prática.

Clique aqui para se inscrever!

Outras informações:

  • Para garantir a viabilidade dos minicursos, destacamos a necessidade de contarmos com as 45 inscrições para completar cada turma.
  • A confirmação de inscrição para cada minicurso está condicionada à quitação da taxa de inscrição. A não quitação desta na data estabelecida incorrerá no cancelamento da inscrição.
  • É importante esclarecer que a data pré-definida para cada minicurso poderá ser alterada caso ocorra imprevistos de última hora.

Neste link, você pode conferir mais informações sobre o projeto, além de acompanhar a cobertura dos cursos já realizados.

Sobre o Projeto

O CRESS-MG, por meio da Comissão de Trabalho e Formação Profissional, em atenção à Política de educação e capacitação permanente do Conjunto CFESS/CRESS, realizará uma série de minicursos como espaços de “reflexão e aprofundamento acerca da intervenção na realidade, considerando os elementos que permeiam a dinâmica contraditória da totalidade social que se articula com as particularidades do fazer profissional”.

Apostamos nestes espaços de formação como importante instrumento “para a construção e qualificação de ações cotidianas no exercício da profissão” e, principalmente como uma das ferramentas que possibilita o fortalecimento do nosso projeto profissional, bem como, fortalecer um dos princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social no que se refere ao “compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional”.

Nesses termos, pensar a educação permanente no Serviço Social pressupõe, portanto, afirmar o projeto profissional articulando uma dupla dimensão: de um lado, as condições macro-societárias que estabelecem o terreno sócio-histórico em que se exerce a profissão, seus limites e possibilidades; e, de outro, as respostas de caráter ético-político e técnico-operativo dos agentes profissionais a esse contexto, apoiadas nos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social

Objetivo

Promover e fortalecer espaços de aprimoramento intelectual dos profissionais, considerando que a atualização profissional se faz cada vez mais necessária como possibilidade para o fortalecimento da direção social e ético-política do Serviço Social.

Público-alvo

Assistentes Sociais devidamente inscritos no CRESS-MG e em dia com suas obrigações pecuniárias.

Formato dos minicursos

Os minicursos serão realizados aos sábados, contando com a participação de um profissional especialista, que terá como tarefa fazer a exposição da temática proposta e estabelecer um espaço de debate entre os profissionais, provocando reflexões críticas que dialoguem com as dimensões da vida social, políticas públicas, direitos sociais, questão social, e outras temáticas articuladas ao exercício profissional e as dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política do Serviço Social.

Certificação

Ao final do minicurso os profissionais receberão os certificados de participação.

Carga horária

10 horas (por minicurso).

2013

Atenção! Outros cursos serão realizados em 2013. Fique atento as atualizações desta página e acompanhe o nosso Boletim Eletrônico para ser informado sobre a abertura de inscrições.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h