Encontro promove criação do Fórum em Defesa do SUS
Publicado em 05/10/2012
A Frente Mineira Contra a Privatização do SUS promoveu, no dia 15 de setembro, na Sede do CRESS-MG, em BH, o Seminário Organizativo do Fórum em Defesa do SUS – Contra a Privatização da Saúde Pública. O evento reuniu membros de sindicatos, movimentos sociais e conselhos de categoria para definir, entre outras coisas, a agenda política do Fórum e suas bandeiras de luta.
Enquanto a classe política dominante segue implantando recursos que privilegiam as relações de mercado e restringem o acesso aos serviços de saúde a quem pode pagar, a sociedade se organiza para exigir do Estado os seus direitos. As Frentes Nacional e estaduais Contra a Privatização do SUS são exemplos dessas mobilizações sociais e têm como objetivo defender um Sistema Único de Saúde (SUS) que seja integralmente público e que alcance toda a população, visto que o acesso à saúde é um direito universal, conforme indica a Constituição Federal de 1988. A criação do Fórum vem com o intuito de unificar essa luta e articular as ações na garantia de uma saúde pública e de qualidade para todos.
Para a representante das Brigadas Populares e especialista em Políticas e Gestão de Saúde, Élida Martins, o encontro reforçou a importância da organização coletiva. “A reunião de hoje contribuiu não só para a construção da nossa agenda, mas também para o debate político-ideológico acerca do capitalismo e a forma com que o SUS, enquanto política pública, está inserido nesse contexto.”
O encontro contou, ainda, com a presença de estudantes da UFMG e do Centro Universitário UNA, que deram novo fôlego ao debate. Para Élida, a participação dos jovens no Fórum é bastante positiva. “É importante que eles se apropriem das discussões que têm sido levantadas aqui. Isso indica a formação de novos integrantes nessa luta e a participação deles só tem a acrescentar!”
Durante a reunião, também foram tratadas questões referentes ao Controle Social na Saúde, à criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e às implicações das parcerias público-privadas na área da Saúde.
Clique aqui para conhecer o site da Frente Nacional Contra a Privatização do SUS. Aproveite e
assine aqui o abaixo-assinado online contra a EBSERH!