Minicurso sobre estudo social lota auditório da Sede (BH)

Publicado em 03/10/2012

Foi com o auditório lotado que a Sede (BH) recebeu, no sábado, dia 29 de setembro, mais um módulo do Projeto Formação Continuada. O minicurso “Estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos” foi ministrado por Rosa Lúcia Prédes, doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Durante o encontro, foi destacado o caráter privativo do estudo social – método usado para a realização de laudos, pareceres e relatórios sociais, e a necessidade de qualificá-lo. Mesmo se tratando de uma avaliação, o estudo também é uma forma de intervenção referente a uma situação específica, como explica Rosa. “Entender a subjetividade desse processo evita que o assistente social seja apenas um repassador de determinadas expressões da questão social, que não se compromete com seus desdobramentos sociais.”

A professora tratou também dos desafios encontrados no fazer profissional e que atrapalham a realização desses estudos, tais como espaços físicos inadequados e dificuldades para manter em sigilo as informações dos usuários. “Essas condições precárias reforçam, no profissional de Serviço Social, práticas desprovidas de planejamento e avaliação sistemática.”

Foram abordados, ainda, os instrumentos utilizados para a realização dos estudos sociais e, em seguida, foi feita uma operacionalização desses estudos. Confira, abaixo, alguns dos textos utilizados por Rosa durante o minicurso:

Sobre o Projeto

O Projeto Formação Continuada está realizando, nesta primeira edição, onze minicursos com o intuito de promover espaços de reflexão e aprofundamento acerca da intervenção na realidade, considerando os elementos que permeiam a dinâmica contraditória da totalidade social que se articula com as particularidades do fazer profissional.

Para saber mais sobre o Projeto e conferir quais são os minicursos que estão com lista de espera, clique aqui.