Seminário Mídia, Comunicação e Direitos Humanos está com inscrições abertas

Publicado em 28/08/2012

O Seminário Mídia, Comunicação e Direitos Humanos, promovido pelo DCE do Centro Universitário UNA, está com inscrições abertas. O evento acontecerá no próximo sábado, dia 1° de setembro, das 8h às 18h, na unidade Barro Preto, localizado na Rua dos Goitacazes, 1159 – 18º andar – Barro Preto (BH).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta quinta-feira, 30 de agosto, pelo e-mail midiadh@yahoo.com.br.

Programação

8h Acolhida – Credenciamento e café* (Pediremos aos participantes uma colaboração solidária para a alimentação)

9h Mesa de Abertura

Coordenadora Ana Lúcia Figueiredo, jornalista, diretora executiva da ONG – MiDHia, Comunicação e Direitos Humanos e conselheira nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH)

Convidados Rildo Marques, advogado, membro do Centro Santos Dias de Direitos Humanos da arquidiocese de São Paulo e coordenador nacional do MNDH;  Nilmário Miranda, jornalista, fundador do Jornal dos Bairros na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos e presidente da Fundação Perseu Abramo; Marta Elizabete, presidenta do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP4-MG); Artur Willian, radialista, representante da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc); Douglas Lamounier, presidente do DCE da UMA; Fernando Tadeu David, avogado, coordenador do Fórum Mineiro de Direitos Humanos (FMDH/MG) e membro do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos (COMEDH/MG); Beatriz Cerqueira, professora, blogueira e presidenta da Central Única do Trabalhadores de Minas Gerais (CUT-MG)

9h30 Lanche

9h45 Painel 1 – Direitos Humanos, Comunicação, Mídia e Democracia

Coordenação: Fernando Tadeu David
Convidados: Artur Willian; Nilmário Miranda; Frei Gilvander Luis Moreira, padre carmelita, defensor de direitos humanos e comunicador popular, divulgador das lutas sociais e membro da Comissão Pastoral da Terra; Robson Sávio, professor da PUC Minas, membro da Comissão Pastoral dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Belo Horizonte e blogueiro

11h Debate – Fila do Povo

11h30 Painel 2 – Experiências de Comunicação Alternativa para a Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania

Coordenação Gildázio Santos, filósofo, educador popular, técnico social no Programa de Defensores de Direitos Humanos no Instituto de Direitos Humanos (IDH) e conselheiro nacional do (MNDH);

Convidados Renan, membro do Levante popular da Juventude, João Pessoa (PA); Joana Tavares, jornalista do Jornal Brasil de Fato; Maria Caiafa, advogada, diretora da TV Comunitária de Belo Horizonte; Antônio Coquito, jornalista do Conselho Regional de Nutrição (CRN9); Rafaela Pereira Lima, diretora da Associação Imagem Comunitária (BH); Alcione Rezende, secretária executiva da Oficina de Imagens (BH); Gracielle Torres, fundadora do Projeto Proteja Seu Filho na Internet (BH)

13h Intervalo para almoço

14h Oficinas de Mídia e Comunicação para os Direitos Humanos

Rádios Comunitária e Rádio Convencional: Artur Willian