Diamantina e Turmalina recebem o Curso de Atualização Ética em Movimento

Publicado em 21/08/2012

O Curso de Atualização Ética em Movimento foi promovido, recentemente, em Diamantina e Turmalina. Em ambas as cidades, que pertencem à área de abrangência da Seccional Montes Claros, os três dias do Curso foram de trabalho intenso em cima de reflexões sobre o exercício profissional.

Diamantina
 
O Curso aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de junho e os debates foram conduzidos pelos multiplicadores Dimas Sales e Érica Araújo. Na abertura, a coordenadora da Seccional, Rosilene Tavares, parabenizou os profissionais pela mobilização junto ao NAS-Diamantina e pelo empenho para a realização do Curso naquele município. “Avalio que descentralizar esse projeto e torná-lo acessível aos profissionais que estão no interior do estado é uma das formas de materializá-lo, além de ser mais uma possibilidade concreta para o fortalecimento do projeto ético-político, por meio da troca de experiência, das discussões, reflexões e do debate sobre a realidade vivenciada em nosso cotidiano de trabalho.” 

Como acontece em todas as cidades por onde passa, o Curso de Atualização Ética em Movimento é também um espaço para troca de experiências entre os profissionais de Serviço Social, como afirma a assistente social Eviviana da Silva: “Além de poder refletir sobre nosso projeto ético-político, compartilhamos experiências vivenciadas no dia a dia”. Já o assistente social Anilson Vicente, elogiou a seriedade dos profissionais que conduziram os estudos. “É visível que os multiplicadores dominam o conteúdo e isso, somando à simpatia pessoal de cada um deles, nos permite uma participação ativa e produtiva nos debates e desenvolvimento dos temas.” 

Durante a realização dos módulos, o aprendizado é mútuo, como ressalta o multiplicador Dimas: “Este Curso é um movimento dialético, e no caso destes módulos em Diamantina, tanto nós multiplicadores quanto os demais participantes aprendemos e aperfeiçoamos nosso fazer profissional na perspectiva da ética". Ele afirma, ainda, que o Curso é a experiência real do amadurecimento da categoria em seu devir histórico num âmbito nacional. "Não há como deixar de dizer que este Curso foi um momento ímpar para nós e para a categoria profissional presente em nossos vales e norte das gerais”, conclui.


Turmalina
 
Em Turmalina, o Curso que teve apoio do NAS Jequitiético, foi realizado de 9 a 11 de agosto e reuniu quase 30 profissionais de Serviço Social. A abertura foi feita pela diretora da Seccional, Juliana Davite, que acompanhou as discussões nos três dias. Para ela, o diferencial do Curso de Atualização Ética em Movimento é o aprofundamento de temas e teorias fundamentais para o exercício profissional, além disso, ela destaca as especificidades do módulo realizado naquela cidade. “A experiência em Turmalina foi positiva em dois pontos: primeiro pelos assuntos discutidos e os seus rebatimentos nas ações cotidianas de profissionais que trabalham em pequenos municípios e sofrem graves pressões éticas e políticas; e segundo pelo fato de terem se reunido profissionais de cinco municípios diferentes que não teriam acesso ao Curso se este fosse ministrado em Montes Claros, assegurando assim a democratização do acesso à formação continuada.”

Nesse módulo, foram utilizadas técnicas diversas para desenvolvimento das atividades e interação das participantes. Para um dos multiplicadores responsáveis, Flávio Brito, o conteúdo do Curso contemplou os interesses e necessidades de aproximação do CRESS-MG com os representantes e profissionais dos NAS do interior do estado. “As atividades induziram à disseminação do conhecimento e representatividade da ética como elemento condutor da ação e intervenção profissional no contexto da sociedade de classes, reafirmando o papel que os assistentes sociais desempenham ao enfrentamento dos rebatimentos da questão social.”

O Curso foi de suma importância para objetivar uma reflexão do fazer profissional visando a busca por respostas efetivas e concretas que permita aos usuários do Serviço Social a possibilidade de escolhas. Segundo Érica, outra multiplicadora desse módulo, os debates visaram despertar o interesse dos participantes em ampliar o conhecimento diante de temas importantes para a práxis profissional como a ética e os direitos humanos. “Momentos como estes fortalecem a categoria na busca pela efetivação dos direitos dos usuários e os direitos da própria categoria profissional.”

Para a assistente social Viviane Ribeiro, a iniciativa é fundamental para que a categoria que atua fora das cidades em que há a Sede (BH) ou as Seccionais do CRESS-MG também se atualize. “Para nós que estamos no interior é sempre mais difícil ter estes momentos de capacitação. Os multiplicadores do curso nos trouxeram temas que, muitas vezes, não discutimos dada à dinâmica do cotidiano no trabalho.” 

Próximos módulos

Além do planejamento de conteúdos ofertados pelo Curso, tem sido feito um exercício reflexivo sobre a realização dos módulos no sentido de proporcionar ao assistente social uma qualificação cada vez melhor, como explica Carla Alexandra, diretora da Seccional Montes Claros: “Mesmo com os esforços de funcionários, diretores e conselheiros do CRESS-MG, sempre há pontos que podem ser aperfeiçoados. Por isso é fundamental identificá-los e, por meio de avaliações e análise critica, modificá-los para avançarmos nos processos sem perder o compromisso e a qualidade”, pondera. 

O Curso de Atualização Ética em Movimento ainda tem vagas abertas nas cidades de Guaxupé (23, 24 e 25 de agosto), Manhuaçu (12, 13 e 14 de setembro) e Ituiutaba (27, 28 e 29 de setembro). A inscrição custa R$ 30 e pode ser feita clicando aqui.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h