CRESS-MG apresenta propostas no Encontro Descentralizado

Publicado em 09/08/2012

O Encontro Descentralizado aconteceu entre os dias 3 e 5 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ), e reuniu representantes dos CRESS da Região Sudeste, incluindo assistentes sociais de base. O CFESS também participou do evento em que foram definidas as propostas que serão levadas ao 41º Encontro Nacional.
 
Na edição deste ano, o CRESS-MG apresentou diversas propostas durante as discussões dos eixos que compõe o evento, como Fiscalização Profissional, Comunicação, Ética e Direitos Humanos, Formação Profissional e Relações Internacionais e Administrativo-financeiro.
 
Para Renato Santana, membro da diretoria da Seccional Uberlândia, a participação de Minas Gerais é resultado do diálogo interno do Conselho e do espaço que tem sido dado à categoria. “Percebo que nosso estado tem amadurecido nos debates referentes ao Serviço Social e isso pode ser observado por meio da nossa participação neste encontro.”
 
Segundo Sarah Ferreira, coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) da Seccional Montes Claros, o CRESS-MG trouxe contribuições interessantes e que certamente terão destaque no Encontro Nacional. “Achei muito relevantes as propostas apresentadas aqui, como, por exemplo, a de fomento ao fórum das COFIs. Realmente precisamos criar meios de debater certas questões de maneira constante.”
 
Debate em conjunto
 
A presença de assistentes sociais de base é sempre fundamental para garantir a democracia e transparência nas decisões do Conjunto e, neste ano, não foi diferente. Jhony Oliveira, assistente social que atua na área de abrangência da Seccional Juiz de Fora, diz que sua participação lhe proporcionou muito conhecimento teórico. No sábado, ele participou do Eixo Seguridade Social, cuja perspectiva é a de articular um amplo conjunto de direitos sociais e constituir um sistema de proteção social universal e equânime. Neste sentido, para além do que está previsto na Constituição Federal (saúde, assistência social e previdência) fizeram parte das discussões as políticas de trabalho e emprego, habitação e educação, direitos e políticas públicas.
 
Dentre os debates e propostas desse eixo, as discussões referentes às políticas de assistência e de educação foram as que mais chamaram a atenção de Jhony. “Fiquei satisfeito ao perceber que a categoria e o Conjunto CFESS/CRESS têm acompanhado as discussões sobre ambas as políticas e têm lutado para que os cidadãos possam ter, de fato, acesso a elas.”
 
A vice-presidente do CRESS-MG, Maíra Colares, ressalta que os Encontros Descentralizados e o Nacional são espaços políticos que precisam da participação da categoria. “Este processo é importante porque aqui são construídas as diretrizes que guiarão as ações do Conjunto CFESS/CRESS no próximo ano. Sendo assim, não seria viável e nem legítimo que apenas os diretores dos Conselhos participassem, afinal de contas, os encaminhamentos resultantes deste encontro têm rebatimentos práticos, teóricos e políticos no exercício profissional”, afirma Maíra.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h