Conselho de Assistência Social de Contagem elege representante do CRESS-MG

Publicado em 02/08/2012

O Conselho Municipal de Assistência Social de Contagem (CMAS) elegeu, no dia 4 de julho, três novos conselheiros titulares na categoria “Representante de organização do trabalhador”, sendo uma das vagas ocupada pela assistente social Geralda Galvão, representando o CRESS-MG. Até então, a única representante do Conselho era Maura Miranda, que assumiu em agosto do ano passado, em um mandato de vacância.

Além de Geralda, foram eleitos Marcos Antônio Dias, representante do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Contagem (Sindiscon) e Ronaldo Maciel, representante do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/Subsede de Contagem). 

A eleição reuniu mais de 200 trabalhadores e usuários da assistência social da cidade, o que, segundo a presidente do CMAS Contagem, Gláucia Coelho, representou um marco histórico para a instituição. “Os participantes contribuíram de forma efetiva para o sucesso e a transparência de todo este processo, o que promove a efetivação de uma gestão democrática e participativa do CMAS.”

Representação

Como representante do CRESS-MG, Geralda, que atualmente trabalha no Centro de Referência de Assistência Social de Petrolândia (CRAS), pretende ser um elo entre o Conselho e os/as assistentes sociais de Contagem e região. “Desejo que todos os atores estejam mais próximos, contribuindo para a construção de uma política mais igualitária, equânime e justa.”  

Para a nova conselheira, o envolvimento dos trabalhadores neste processo é muito importante, pois simboliza de forma real a defesa da democracia e a consolidação da cidadania. “Tendo em vista que uma política é construída pelos diversos atores envolvidos e nas variadas formas de atuação é fundamental que todos se unam para construir uma política dentro das normatizações, que apresente uma aplicabilidade com eficiência, eficácia e efetividade, procurando que ela tenha um alcance cada vez global.” 

Nova eleição

Dentro de um mês, aproximadamente, o CMAS Contagem deverá realizar uma nova eleição, dado que não foram preenchidas as três vagas para conselheiros suplentes.

O mandato dos conselheiros, tanto titulares como suplentes, tem duração de dois anos e o cargo é considerado função pública não remunerada. Podem concorrer na categoria “Representante de organização do trabalhador” qualquer profissional dentre as 12 profissões da Área de Assistência Social, estipuladas pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e que esteja registrado em algum conselho de categoria ou sindicato, mesmo que a sede não esteja em Contagem. 

A secretária executiva do CMAS Contagem, Rosângela dos Santos, explica que são atribuições dos conselheiros participar de pelo menos uma das três Comissões de Trabalho do CMAS (Normativa e Fiscalizadora, Financiamento e Implementação da Política Pública de Assistência Social), além de comparecer às plenárias do conselho e demais atividades realizadas pelo órgão. “Os conselheiros contam com suporte de uma secretária executiva, dois técnicos e dois administrativos, dois estagiários de Serviço Social, e, ainda, uma assessoria jurídica.”

As datas da próxima eleição e da posse dos eleitos serão divulgadas em breve pela CMAS Contagem.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h