Conjunto CFESS-CRESS elabora versão preliminar do Plano de Gestão do Trabalho

Publicado em 11/07/2012

A deliberação nº 12 do eixo Administrativo-Financeiro, aprovada no 40º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, indicou que o Conjunto CFESS deveria organizar um Grupo de Trabalho para elaboração de uma Política Nacional de Gestão do Trabalho. Foi para finalizar a versão preliminar do documento que o CFESS se reuniu com representantes dos CRESS das cinco regiões brasileiras, além de trabalhadores/as do Conjunto. O encontro ocorreu em Brasília (DF), neste sábado, sete de julho.

O CFESS foi representado pelas conselheiras Lucia Lopes e Juliana Melim, além da Coordenadora-Executiva, Sandra Sempé, representando os/as trabalhadores. Participaram também os/as representantes das direções dos CRESS RO, CE, SC e MT, além de trabalhadores/as dos CRESS CE, MT, RS e RJ.

Durante a reunião, o debate girou em torno da finalização da versão preliminar da Política Nacional de Gestão do Trabalho do Conjunto CFESS-CRESS, abordando assuntos como piso salarial, avaliação de desempenho, jornada de trabalho de 30h, análise de recomposição salarial que seja a mais favorável possível para o trabalhador do Conjunto e política de capacitação permanente, para a constante qualificação dos/as funcionários dos CRESS e do CFESS.

Para a conselheira do CFESS Lucia Lopes, o GT Gestão do Trabalho foi uma estratégia fundamental para dar materialidade à luta e à consolidação da conquista de direitos dos/as trabalhadores do Conjunto CFESS-CRESS. "Demos um grande passo à frente no processo de profissionalização dos/as trabalhadores de nosso Conjunto, com a noção de que somos, antes de tudo, também trabalhadoras/es. Destaco ainda o grande esforço dos CRESS de articular reuniões locais, selecionar representantes e enviar trabalhadores/as, o que sem dúvida fortaleceu nossa construção coletiva" destacou a conselheira.

O agente fiscal do CRESS-RJ, Elias Azevedo, também considerou positiva a reunião. "Do tempo em que estou no Conjunto, este é um momento histórico, em que se amplia e se materializa o caminho para a conquista de direitos dos/as trabalhadores dessas entidades", avaliou Elias.

No mesmo sentido, a conselheira do CRESS-CE, Tatiana Raulino, afirmou que a qualidade da discussão ultrapassou o simples cumprimento de uma deliberação do Encontro Nacional. "O cuidado deste grupo na avaliação das possibilidades, na construção de propostas e na incorporação de sugestões dos/as trabalhadores demonstram o amadurecimento deste Conjunto", concluiu a conselheira.

A avaliação realizada ao final dos trabalhos foi bastante positiva por parte de todos/as os/as participantes. A versão preliminar da Política Nacional de Gestão do Trabalho será apresentada no Encontro Nacional CFESS-CRESS, que ocorrerá em setembro, em Palmas (TO).

Fonte: site do CFESS

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h