GTP Saúde discute processo de trabalho dos assistentes sociais nas UPAs

Publicado em 25/06/2012

Reunidos na sede do CRESS-MG no dia 21 de junho, os integrantes do Grupo de Trabalho Permanente de Saúde (GTP Saúde) discutiram o processo de trabalho dos assistentes sociais nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município de Belo Horizonte. A pauta do encontro foi estruturada a partir do documento "Parâmetros para atuação dos assistentes sociais atuantes na política de saúde" publicado pelo CFESS.

Os participantes do encontro sinalizaram a necessidade de recuperar a organização política e aproximar os assistentes sociais das UPAS às atividades do GTP Saúde. Também apontaram a possibilidade de construir, junto ao GTP Saúde, espaços de formação baseados nas especificidades da área.

O grupo discutiu ainda sobre a importância da contribuição do Serviço Social nas instâncias do controle social (comissões locais e distritais de Saúde e Conselho Municipal de Saúde). Além disso, foi ressaltada a relevância da articulação com os movimentos sociais, através de iniciativas como a Frente Mineira de Defesa do SUS, a Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde e as demais lutas em defesa da saúde pública.

Exposições

A reunião foi aberta com uma apresentação do coordenador do GTP Saúde, Cristiano Costa de Carvalho, que destacou os níveis de intervenção profissional do assistente social na saúde. Num segundo momento, a assistente social e representante do CRESS-MG no Conselho Estadual de Saúde, Consuelo Rodrigues, fez uma exposição sobre o histórico da organização dos assistentes sociais atuantes na saúde no município de Belo Horizonte e região metropolitana. Ela enfatizou a importância do curso de atualização realizado em parceria com a PUC-MG e oferecido aos profissionais, no início dos anos 2000. “O curso foi um divisor de águas, pois a partir dessa experiência o Serviço Social na saúde passou a pensar em alternativas e respostas mais qualificadas”, assinalou ela.

O encontro contou ainda com a presença da assistente social da Gerência de Urgência da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Sônia Reis. Ela apresentou alguns aspectos do processo de trabalho dos assistentes sociais nas UPAs de Belo Horizonte.