CRESS-MG realizará Atos de Desagravo Público

Publicado em 04/04/2012

O CRESS-MG realizará, em abril, dois Atos de Desagravo Público. Manhuaçu e Uberlândia são os locais onde serão realizados os eventos. Os Atos são uma resposta às situações inadimissíveis enfrentadas por assistentes sociais nas duas localidades. Estarão presentes no evento o presidente do CRESS-MG, Leonardo David, representantes da Comissão Permanente de Ética, da Comissão de Comunicação e Assessoria Jurídica. Toda a categoria profissional está convidada a participar dos eventos. Confira abaixo os agendamentos!

Uberlândia

O Ato Solene de Desagravo Público de Uberlândia repudiará a fala do reitor Alfredo Júlio, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), contra os/as assistentes sociais que laboram no Hospital das Clínicas da UFU. No dia 28 de abril de 2011, em uma reunião realizada entre a UFU e o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet-UFU), o reitor Alfredo Júlio disse que os/as assistentes sociais que laboram no hospital não cumprem com suas obrigações, não merecem o salário que recebem e não deveriam ser pagos pelos plantões realizados. A declaração indignou tanto os/as profissionais que trabalham no hospital, quanto aqueles que não atuam na instituição.

Programe-se

Data: 13/04/12
Horário: 19h
Local: Universidade Federal de Uberlândia, que fica na Avenida João Naves de Ávila, 2121 – Campus Santa Mônica – Bloco 5 O – Auditório E

Manhuaçu

O Ato de Manhuaçu acontecerá por conta da ação praticada pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar), no início de 2009, contra os/as assistentes sociais que trabalhavam no local.

Na época, a universidade se posicionou, em audiência pública na Câmara Municipal da localidade, contra os/as assistentes sociais que se negaram a supervisionar estágio ante a ausência de uma coordenação de estágio gerenciada por assistente social, como supervisores de campo, nos termos da Resolução nº 15/2002, do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior. Além disso, a categoria atuante na instituição questionava o fato de não existir um plano de estágio coerente com a realidade dos espaços sócio-ocupacionais do município e região.

Programe-se

Data: 27/04/12
Horário: 16h
Local: Salão da Câmara Municipal de Manhuaçu, que fica na Rua Hilda Vargas Leitão, 141 – Centro

Os Atos que serão realizados contam com a assessoria jurídica do Conselho, são coordenados pela Comissão Permanente de Ética e objetivam atender profissionais que vivenciaram e denunciaram ações consideradas inadimissíveis. Os Atos pretendem defender a categoria profissional, fomentando o Código de Ética do Serviço Social.

Para conhecer melhor as atividades e objetivos da Comissão Permanente de Ética, acesse este link.