Confira uma lista de links relacionados à temática do Feminismo

Publicado em 07/03/2012

Agência Patrícia Galvão – Defesa dos direitos para as mulheres – a Agência Patrícia Galvão é uma iniciativa do Instituto Patrícia Galvão, criada em 2009 para atuar na produção de notícias e conteúdos sobre os direitos das mulheres brasileiras. Trata-se de um investimento que pretende dar maior amplitude à cobertura jornalística, influindo no comportamento editorial sobre problemas, propostas e prioridades que atingem 51% da população do país: as mulheres.
Clique aqui

Prevenção da violência contra a mulher – ESS-UFRJ – Esse site faz parte dos resultados das pesquisas “Prevenção da violência sexual: avaliando a atenção primária no PAISM” e “Avaliação dos núcleos de atenção às mulheres em situação de violência sexual nas maternidades municipais do Rio de Janeiro”, "Avaliação dos serviços de atenção às mulheres em situação de violência sexual no estado do Rio de Janeiro" e do projeto de extensão “Prevenção da violência sexual”, e tem por objetivo dar visibilidade ao tema da prevenção da violência sexual contra a mulher, contribuindo para a qualificação dos profissionais de saúde e da atenção às mulheres vítimas de violência sexual. O site apresenta filmes sugeridos, rede de serviços especializados por estado, controle social, pesquisas, documentos para consulta, etc.
Clique aqui

Sede de quê? – A arte para garantir os direitos humanos das mulheres – o site apresenta filmes, documentos para consulta, produções artísticas, artigos que trazem discussões de gênero.
Clique aqui

Católicas pelo direito de decidir – Católicas pelo Direito de Decidir, fundada no Brasil em 8 de março de 1993, é uma organização não governamental feminista. Busca a justiça social, o diálogo inter-religioso e a mudança dos padrões culturais e religiosos que cerceiam a autonomia e a liberdade das mulheres, especialmente no exercício da sexualidade e da reprodução.
Clique aqui

Instituto Feminista para Democracia – SOS Corpo – o Instituto Feminista para a Democracia – SOS Corpo é uma organização da sociedade civil, autônoma, sem fins lucrativos, fundada em 1981, com sede na cidade do Recife – Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Propõe-se a contribuir para a democratização da sociedade brasileira por meio da promoção da igualdade de gênero com justiça socioambiental. A ação do SOS CORPO tem como fundamento a ideia de que os movimentos de mulheres, como movimentos sociais organizados que lutam pela transformação social, são sujeitos políticos que provocam mudanças nas condições de vida das mulheres em geral.
Clique aqui

Revista de Estudos Feministas – Scielo – a revista trata de vários assuntos relacionados ao movimento feministas, incluindo temas atuais. O objetivo desta publicação é aumentar a visibilidade da produção acadêmica no vasto campo de estudos feministas e de gênero e fornecer às ativistas feministas ferramentas analíticas que possam contribuir para o avanço e fortalecimento desses movimentos.
Clique aqui

Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) – foi criado em 1985, vinculado ao Ministério da Justiça, para promover políticas que visassem eliminar a discriminação contra a mulher e assegurar sua participação nas atividades políticas, econômicas e culturais do país. De 1985 a 2010, teve suas funções e atribuições bastante alteradas. Em 2003, passou a integrar a estrutura da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República, contando em sua composição com representantes da sociedade civil e do governo, o que amplia o processo de controle social sobre as políticas públicas para as mulheres. É também atribuição do CNDM apoiar a Secretaria na articulação com instituições da administração pública federal e com a sociedade civil.
Clique aqui

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h