Reunião do GTP Saúde lota o auditório do CRESS-MG

Publicado em 05/03/2012

A reunião do Grupo de Trabalho Permanente de Saúde (GTP Saúde), realizada no dia 1/3, lotou o auditório do CRESS-MG, em BH. Estavam presentes assistentes sociais e profissionais de diversas regiões do estado. Além disso, foi convidada para o evento, a conselheira do CFESS e doutora em Serviço Social, Rosa Prédes.

Durante o encontro, foi discutida a atual conjuntura brasileira do Serviço Social na saúde. Para o coordenador do GTP e um dos diretores do CRESS-MG, Cristiano Carvalho, a situação é complexa. “Estamos passando por um processo de terceirização dos serviços de saúde e isso gera muitas implicações, como de acesso à saúde e até mesmo nas condições de trabalho dos assistentes sociais.”

Segundo Rosa, a saúde é uma área sócio-ocupacional crescente em todo o país e, por isso, existe a necessidade de discuti-la e fortalecê-la. “Este grupo é uma oportunidade para a construção de um espaço em que possamos nos ancorar e fazer o nosso porto.” Cristiano acrescenta que o GTP contribui para uma leitura coerente dos desafios e estratégias de mobilização e conscientização das pessoas sobre a saúde pública no Brasil. Para ele, o auditório cheio demonstra a inquietação e angustia que têm vivido os/as assistentes sociais da área. “Acredito que esta reunião superou as expectativas. Ficou nítida a satisfação dos profissionais com a iniciativa!”

O encontro abordou, também, o acúmulo da categoria e o posicionamento ético-político das entidades do Serviço Social na defesa do SUS; o assistente social como trabalhador da saúde (imagem/auto-imagem) e os parâmetros para sua atuação na área.  Outros temas discutidos foram a política de redução de danos e a atual configuração das políticas sociais voltadas ao uso de álcool e drogas.

Clique aqui
para ver mais fotos os encontro!

O grupo

O GTP Saúde, criado na atual gestão, é uma entidade política, composta por diretores e assistentes sociais da base, atuantes em serviços de saúde com atenção em vários níveis de complexidade, públicos (municipal, estadual e federal), filantrópicos e privados. Segundo Cristiano, o objetivo do grupo é manter e ampliar a saúde pública, que é um direito de todo cidadão e dever do Estado. Para isso, estão sendo discutidas as dificuldades, alternativas e estratégias para implantação e implementação de propostas de trabalho na área, bem como a política de saúde e aspectos referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Para saber mais sobre esse grupo permanente de trabalho, clique aqui. Para se informar sobre a próxima reunião, fique atento ao site do CRESS-MG!

Foto: Jesus de Almeida

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h