Movimentos feministas e sociais preparam ato no Dia Internacional da Mulher

Publicado em 24/02/2012

Este ano, o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, será marcado por um grande ato em Belo Horizonte, unificando movimentos feministas, sindicais, sociais, estudantis, pastorais sociais e outras organizações de toda Minas Gerais. As entidades que participam da organização decidiram, na última semana, os eixos e o horário do ato, que será no próprio dia 8, quinta-feira, com concentração às 15h, na região central da cidade (local ainda a definir).

A manifestação irá tocar três grandes temáticas: Violência, que engloba a violência de gênero, mas também a violência institucional contra os movimentos sociais, afetando especialmente as mulheres e suas famílias; Educação Infantil, que exige a universalização das creches públicas e a valorização das educadoras; e a temática "Nosso corpo nos pertence", que envolve autonomia da mulher sobre seu corpo, a mercantilização do corpo e da vida das mulheres e a luta pela descriminalização e legalização do aborto.

O ato terá um caráter classista e de forte crítica ao capitalismo, que utiliza a opressão da mulher para explorar e obter mais lucros. Além disso, as manifestantes irão exigir dos governos municipal, estadual e federal políticas efetivas para acabar com a violência sexista e melhorar as condições de vida da mulher trabalhadora e sua família.

Compõe a organização do ato, em Minas Gerais: a Marcha Mundial de Mulheres, O Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG), o Movimento Mulheres em Luta/CSP-Conlutas, Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Via Campesina, Associação Lésbica de Minas Gerais (ALEM), Rede Feminista de Saúde, CUT-MG, Sind-Rede/BH, Quilombo Raça e Classe, Assembleia Nacional de Estudantes Livre, entre outras organizações.

A próxima reunião de preparação para o 08 de março será dia 27, segunda-feira, às 18h30, no Sind-Rede/BH (Av. Amazonas, 491 – 10 andar). Estão todas convocadas!

Fonte: Lívia Furtado – Movimento Mulheres em Luta