CRESS-MG elabora Planejamento Estratégico Situacional

Publicado em 19/01/2012

O CRESS-MG elaborou, nos dias 13 e 14 de janeiro, em sua sede em Belo Horizonte, o seu Planejamento Estratégico Situacional para o ano de 2012. A construção do plano foi dirigida pelo professor doutor e assistente social, Rodrigo de Souza Filho, e reuniu diretores da Sede e das três seccionais, além de funcionários do Conselho.

A formulação do Planejamento Estratégico Situacional, que tem proposta de construção coletiva, ajudou a compreender quais são as demandas institucionais e políticas do CRESS-MG, os seus problemas e, principalmente, contribuiu com o direcionamento dos objetivos e propostas da gestão atual.

O planejamento teve como objetivo compreender quais são as demandas institucionais e políticas do CRESS-MG, os problemas e principalmente, contribuir com a direção e materialização das propostas da gestão. Para o presidente do CRESS-MG, Leonardo David, o diálogo entre o político e o técnico é fundamental para a instituição e para a categoria.

O encontro foi dividido em cinco partes, sendo que na primeira foi realizada uma análise da atual conjuntura brasileira. Também foi analisada a missão do Conselho e a caracterização de seus atores. Em um segundo momento, foram expostas as principais situações encontradas na instituição. Para o professor Rodrigo, o campo de atuação do CRESS-MG está em constante movimento e, por isso, é necessário um planejamento que consiga apreender essa realidade e pensá-la como um processo dinâmico, não estático. “Um planejamento estratégico situacional analisa as especificidades da instituição e isso permite propor uma organização que seja mais adequada à realidade.”

Já no segundo dia, foi finalizada a elaboração do plano e, em seguida, exposta a forma como ele será posto em prática. Para a coordenadora da Seccional Montes Claros, Rosilene Aparecida Tavares, a clareza na elaboração das ações é fundamental para que elas sejam cumpridas de maneira efetiva. “Quando há uma comunicação ágil e dinâmica, os profissionais podem participar e se inteirar mais sobre o que acontece dentro do CRESS-MG.” A coordenadora da Seccional de Juiz de Fora, Ana Mourão, acrescenta que o planejamento proporcionará mais facilidade de contato entre a sede e as seccionais, reforçando, assim, a essência da instituição como conselho de categoria. “Além disso, com o encontro, pudemos conhecer melhor os membros de outras seccionais e identificar as semelhanças e diferenças das demandas de cada um.” Já a tesoureira da Seccional Uberlândia, Luana Gonçalves de Oliveira, ressalta a importância de se discutir a parte administrativa e organizacional, mas sem perder o foco político – base e estrutura ideológica da categoria.

Sobre as ações propostas durante o evento, Leonardo afirma que elas seguem a mesma lógica da gestão. “Dentre as nossas prioridades para 2012, destaco nosso empenho em fortalecer os espaços de articulação da categoria para aprimorar o diálogo, a organização política dos/as assistentes sociais e as iniciativas de formação já existentes, como o Simpósio de Assistentes Sociais, o Curso de Atualização Ética em Movimento e criar outros, como os seminários regionais em parceria com as seccionais.”