Carta de condolências

Publicado em 05/10/2011

A comunidade acadêmica do Curso de Serviço Social do Centro Universitário UNA e o Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG), vêm apresentar as condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho e à comunidade acadêmica do Centro Universitário UNA diante da repentina morte do reitor e professor Pe. Geraldo Magela.

Como professor e reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), no contexto sociopolítico da década de 70 e no âmbito do Serviço Social brasileiro, Pe. Geraldo Magela foi um dos sujeitos apoiadores aos docentes da Escola de Serviço Social na viabilização e efetivação da construção do “Método BH”. Para a história do Serviço Social brasileiro e latino-americano, esse momento simbolizou a consolidação de um processo de renovação profissional de ruptura ao conservadorismo, até então presente na profissão, ação que se originou com o movimento de Reconceituação na década de 60, passando, em sua fase madura, pela organização político-sindical da categoria profissional e que teve o seu ápice no Congresso da Virada, em 1979.

Na contemporaneidade, Pe. Geraldo Magela se destacou como defensor da educação enquanto instrumento de transformação social, e se apresentou como grande apoiador para a criação do Curso de Serviço Social no Centro Universitário UNA. Em suas palavras “o assistente social por legitimidade é um intelectual que trabalha em prol da justiça social e dos direitos humanos, em um país tão injusto como o Brasil. O curso de Serviço Social é minha menina dos olhos aqui na UNA”.

O Curso de Serviço Social do Centro Universitário UNA e o CRESS-MG, que contaram com o Pe. Geraldo Magela como parceiro, têm muito a agradecer pelo seu compromisso e apoio ao desenvolvimento da profissão em nosso estado. Sem dúvida, ele está instalado no coração de todos nós.

Cordialmente,

Profa. Fabrícia Cristina de Castro Maciel