Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – ENSP/ FIOCRUZ

Publicado em 05/09/2011

INFORME DA ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA (ENSP/FIOCRUZ)

Um dos cursos mais procurados da ENSP, o de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, está com inscrições abertas até 13/10. São 21 vagas destinadas a enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos. O curso, com duração de dois anos, está em sua oitava edição e tem por objetivo promover o desenvolvimento de competências e atributos das equipes multiprofissionais de saúde de nível superior.

Os profissionais selecionados deverão atuar em cuidado, supervisão e gestão junto às equipes de saúde da família nas áreas de competência da organização do processo de trabalho, cuidado à saúde e também nos processos de educação e formação em saúde, visando melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas de forma individual, de suas famílias e da comunidade.

Coordenado pela pesquisadora Maria Alice Pessanha de Carvalho (DCS/ENSP), o programa abrange atividades teóricas e teórico-práticas, além de atividades práticas de formação em serviço. A formação em serviço, que representa 80% do curso, será feita sob a supervisão de preceptores e desenvolvida junto às equipes de saúde da família da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Com carga total de 20% das atividades, os processos teóricos e teórico-práticos serão desenvolvidos principalmente nas dependências da ENSP, sendo acompanhados por docentes e pesquisadores.

De acordo com a coordenação do curso, essas atividades são estruturadas para possibilitar a problematização da realidade por meio de orientações específicas, seminários, estudos de caso, aulas, exposições e outras formas de ensino. Ainda segundo Maria Alice, a residência multiprofissional em Saúde da Família vem trabalhando na proposta de maior integração com o
curso de residência médica em Medicina de Família e Comunidade, ligado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Escola, e da residência médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a fim de fortalecer os respectivos programas.

As 21 vagas oferecidas estão divididas da seguinte maneira: cinco para graduados em Enfermagem, cinco para Odontologia, quatro para Psicologia, quatro para Nutrição e três para Serviço Social. A carga horária total do curso é de 5.760 horas, com atividades de segunda a sábado, em horário integral. O início das aulas está previsto para março de 2012. Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível na Plataforma Siga. Depois, deverá imprimir, assinar e encaminhar, via postal, para a ENSP junto com os outros documentos detalhados no edital. Os alunos matriculados receberão bolsas de estudo fornecidas pelo Núcleo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Saúde (Nerj/MS).

A seleção dos candidatos se dará em duas etapas: na primeira, haverá a prova discursiva de caráter eliminatório. Já na segunda fase, acontecerá a análise de currículo, da carta de intenção e a entrevista de caráter classificatório. A prova está marcada para o dia 6 de novembro. Vale lembrar que não será indicada bibliografia de referência. Os resultados serão divulgados na Plataforma Siga, por número de inscrição, a partir do dia 28/11/2011. A segunda etapa acontecerá entre os dias 5 e 9 de dezembro, e o resultado final será disponibilizado no dia 16 de dezembro de 2011 também na Plataforma Siga.

Fonte: www.ensp.fiocruz.br

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h