COMISSÃO ORGANIZADORA
Claudio Henrique Miranda Horst; Dayana Cristina Lourenço de Assis; Dayane Reis; Lucila de Souza Zanelli; Maicom Marques de Paula; Marcela Viana; Thaise Seixas Peixoto de Carvalho
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Dayane Reis e Marcela Viana
PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO
Feeling Propaganda
REVISÃO
Lácio Revisão Ltda
PARECERISTAS
Adeildo Vila Nova; Adriana Severo Rodrigues; Clara Barbosa; Claudio Horst; Euler Campos; Fillipe Perantoni; Gabriele Ponciano; Greice dos Reis; Isabella da Paixão Alves; Isis Silva Roza; Jaqueline Santos; Jazon Ruback Trindade; Juliana Cobucci; Kathiuça Bertollo; Késia Silva Tosta Klauze Silva; Leni Maria Pereira Silva; Leonardo Nogueira; Lesliane Caputi; Lidiane Vanessa da Silva; Lívia Neves Ávila; Lucas Aredes; Luciana Gonçalves Pereira de Paula; Maicom Marques; Marina Monteiro de Castro; Marina Reis; Monica Freitas; Natalia Aparecida Dornelas Miranda; Nicole Cristina Oliveira Silva; Noêmia de Fátima Silva Lopes; Pedro Paulo Telles Leão; Olga Aquino; Patricia da Silva Coutinho; Priscilla Fraga; Rafaela Fernandes; Raphael Bazarello; Raquel Mota Mascarenhas; Rodrigo Fernandes Ribeiro
PERIODICIDADE
Anual
AUTOR CORPORATIVO
Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG).
Rua Guajajaras, 410 – 11º andar. Centro. Belo Horizonte – MG. CEP 30180-912
Atualização: Adiado para 22/8 o prazo de envio de artigos ao periódico.
EDITAL PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA A REVISTA CONEXÃO GERAES 2024
Desde a primeira publicação, em 2012, o periódico passou por diversas transformações e nove anos depois de sua criação, sofreu a maior delas: a abertura para a participação aberta das e dos assistentes sociais, incluindo estudantes de Serviço Social. Ou seja, a partir da edição de 2021, a Revista passa a ser composta por artigos enviados pela própria categoria profissional, através do proposto por este edital.
A avaliação dos textos é feita por uma equipe qualificada de pareceristas e os quinze aprovados com maior pontuação comporão a edição a ser lançada ao fim do presente ano, com ampla divulgação nos meios de comunicação do CRESS-MG. Através deste novo formato, pretende-se, além do mencionado acima, aproximar as e os assistentes sociais do Conselho e difundir o conhecimento científico que o trabalho profissional possibilita.
Obs.: O CRESS-MG lembra que na data de abertura deste edital, a Revista encontra-se em processo de solicitar o número ISSN com expectativa de que saia em tempo para a divulgação desta edição.
Para submeter artigo para a Revista, é preciso que as autoras e autores tenham registro profissional ativo no CRESS-MG e que estejam em dia com as obrigações pecuniárias junto a esta entidade.
Estudantes de Serviço Social poderão participar, desde que em coautoria com assistentes sociais que atendam aos critérios acima mencionados. O número total de participantes deve ser de até cinco pessoas.
Os artigos deverão adequar-se ao tema “Experiências e possibilidades do trabalho de assistentes sociais na atualidade”.
Ementa: “Questão social”, suas múltiplas expressões e o cotidiano do trabalho profissional. Fundamentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos do Serviço Social brasileiro. Desafios e possibilidades para a formação e o trabalho profissional na contemporaneidade. Experiências concretas do exercício profissional mediadas pelo projeto ético político.
Os artigos deverão respeitar os seguintes requisitos de formatação:
Os artigos serão avaliados por duas/dois pareceristas da Comissão Avaliadora, sem a identificação dos nomes das autoras e autores. A avaliação levará em consideração os seguintes critérios:
6.1. Título condizente com o conteúdo e resumo que expõe, de maneira sintética e que explicita o tema e as ideias centrais;
6.2. Conteúdo conciso; condizente ao tema proposto; introdução bem desenvolvida, permitindo compreensão do tema, estrutura do texto, metodologias de análises e fontes bibliográficas; consistência teórica na abordagem do tema; trabalho tecnicamente coerente e isento de erros conceituais; correspondência entre a conclusão e as argumentações apresentadas no desenvolvimento do texto;
6.3. Qualidade linguística, considerando: nitidez e correção na comunicação;
6.4. Raciocínio objetivo e lógico;
6.5. Fundamentação teórica crítica, vinculada à área do Serviço Social;
6.6. Originalidade/Inovação;
6.7. Normatização apresentada no edital;
6.8. As questões éticas referentes às publicações de pesquisa com seres humanos são de inteira responsabilidade das autoras e autores e devem estar em conformidade com os princípios contidos na Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial e com a Resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). As publicações deverão indicar, no último parágrafo da seção, a Metodologia do artigo, os aspectos éticos envolvidos no trabalho e o número de registro em comitê de ética.
Data | Ações |
22/05/2024 | Publicação do edital |
22/05 a 22/07/2024 | Submissão dos artigos |
15/07 a 15/09/2024 | Avaliação dos artigos pela Comissão Avaliadora |
31/12/2024 | Divulgação da Revista com os artigos aprovados |
Belo Horizonte, 21 de maio de 2024.
Comissão Organizadora da Revista Conexão Geraes.
A Revista Conexão Geraes, produzida pelo Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG), foi criada em 2012 a fim de contribuir para dar visibilidade aos conteúdos produzidos por assistentes sociais do estado. Embora a entidade tenha como funções precípuas o registro profissional e a orientação e fiscalização do exercício profissional, reconhece seu papel enquanto fomentadora e apoiadora das produções teóricas e científicas na área do Serviço Social, tão fundamentais para a qualificação das e dos assistentes sociais e para a valorização desta profissão perante a sociedade.
Desde a primeira publicação, em 2012, o periódico passou por diversas transformações e nove anos depois de sua criação, sofreu a maior delas: a abertura para a participação aberta das e dos assistentes sociais, incluindo estudantes de Serviço Social. Ou seja, a partir da edição de 2021, a Revista passa a ser composta por artigos enviados pela própria categoria profissional, através do proposto por este edital.
A avaliação dos textos é feita por uma equipe qualificada de pareceristas e os quinze aprovados com maior pontuação comporão a edição a ser lançada ao fim do presente ano, com ampla divulgação nos meios de comunicação do CRESS-MG. Através deste novo formato, pretende-se, além do mencionado acima, aproximar as e os assistentes sociais do Conselho e difundir o conhecimento científico que o trabalho profissional possibilita.
O crime ambiental ocorrido no município de Brumadinho (MG), em janeiro deste ano, trouxe a necessidade de o Serviço Social mineiro se qualificar quanto à atuação das e dos assistentes sociais em situações de calamidade, emergência e catástrofe. Da mesma forma que em 2015, com o rompimento da barragem em Mariana (MG), centenas de pessoas perderam a vida e milhares foram afetadas de diferentes formas: um cenário que demanda o trabalho profissional da categoria.
Estes crimes ambientais e contra a vida humana convidam as e os assistentes sociais a aprofundar no debate e produção de conteúdo a respeito da atuação nestes territórios, considerando as normativas das políticas públicas ali instaladas, com vistas a assegurar a continuidade dos atendimentos da população atingida e assegurando que a atuação profissional não caia no assistencialismo ou voluntariado.
Por outro lado, este cenário é uma oportunidade para olhar de forma crítica o atual modelo de mineração, em vigor, no Brasil, como propõe o artigo central desta Revista Conexão Geraes, “O trabalho da e do assistente social em situações de calamidade pública”, escrito pelo assistente social, professor de Serviço Social do Unihorizontes e coordenador da Comissão de Direitos Humanos do CRESS-MG, Leonardo Koury.
A mineração hoje, em seus moldes atuais, prioriza o lucro sem considerar estratégias mais sustentáveis para a vida humana e para a natureza. Os crimes ocorridos nas duas cidades mineiras, nos últimos quatro anos, revelam o lado mais cruel deste modelo que é pautado na ganância capitalista e que em nenhum momento demonstra preocupação com a sobrevivência do entorno em que as empresas incidem.
O CRESS-MG acredita que somente um modelo de mineração que se vincule ao uso da natureza e à integração da vida humana pode garantir uma economia sustentável às cidades em que as atividades de exploração são desenvolvidas. E em consonância com o objetivo do Seminário Estadual "O Trabalho da e do Assistente Social em Territórios Atingidos por Mineração/Barragens", promovido no mês de novembro, em Belo Horizonte, o texto propõe à categoria profissional entender o papel do sistema capitalista frente à crise ambiental.
Também compõem a revista: uma análise feita pela Comissão Permanente de Ética (CPE) do Conselho a respeito das principais infrações éticas cometidas pela categoria; o texto “O trabalho social com famílias no Suas: pluralidade LGBT, identidades de gênero e a diversidade das configurações familiares”, escrito pelo assistente social e doutorando em Psicologia, Elton Brígida; um artigo elaborado a partir de uma pesquisa realizada pelo Grupo de Trabalho "GT Previdência Social" acerca do exercício profissional de assistentes sociais de Minas Gerais que trabalham no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); e, finalmente, a importante contribuição da assistente social Maria Cristina Abreu com seu artigo “Em defesa da luta pela efetivação dos direitos das Pessoas com Deficiência: uma pauta para o Serviço Social”.
Temas afetos a diferentes bandeiras de lutas e áreas de atuação profissional e todos igualmente pertinente aos debates contemporâneos desta profissão. Com a presente edição da Revista Conexão Geraes, o CRESS-MG busca, uma vez mais, valorizar a produção de conhecimento em Serviço Social dentro do estado de Minas Gerais e espera contribuir para subsidiar a categoria neste importante movimento de educação permanente. Uma boa leitura a todas e todos!