A religião como direito humano e os desafios ao Serviço Social

Publicado em 01/07/2018

Nesta edição do Boletim Conexão Geraes do 3º trimestre de 2018, lançada em julho, você encontra as seguintes matérias:

DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA
Revista vexatória fere a dignidade humana, em especial das mulheres – Pág. 2
A última matéria da série “Críticas na prática” propõe uma reflexão acerca da revista vexatória, formalmente nomeada como “revista íntima”. O procedimento viola diversos direitos humanos e constitucionais e é realizado nas unidades prisionais de todo o país com a justificativa de garantir que visitantes, sejam elas crianças, mulheres ou pessoas idosas, não adentrem o local portando objetos proibidos.
Tags: mulher; sistema prisional

PRINCÍPIOS DO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
Código de ética como resposta ao conservadorismo e às eleições 2018 – Pág. 3
Na tentativa de destrinchar o último dos onze princípios do Código de Ética, o CRESS-MG conversou com o assistente social e filósofo, Claudemy Santos, que comenta o papel da categoria no combate ao conservadorismo e nas escolhas a serem feitas este ano nas urnas.
Tags: eleições 2018; Código de Ética da e do Assistente Social

CRESS-MG EXPRESSA
A religião como direito humano e os desafios ao serviço social – Pág. 5
Em um artigo enriquecedor, a assistente social e professora da UFBA, Magali Almeida, destaca a religião enquanto direito garantido pela Constituição Federal, abordando a intolerância a quem professa cultos não hegemônicos, como é o caso das religiões de matrizes africanas e indígenas, e frisando os desafios que esse debate apresenta ao Serviço Social.
Tags: direitos humanos, combate ao racismo; povos originários

Por uma produção sustentável de alimentos que seja regra e não exceção – Pág. 7
Nessa seção de direitos humanos, trazemos dados alarmantes sobre o uso de agrotóxicos no Brasil e a urgência em se fomentar a agroecologia e a agricultura familiar como alternativas mais saudáveis e sustentáveis de produção de alimentos.
Tags: direitos humanos; meio ambiente

COFI RESPONDE
Atuação na política de assistência social – Pág. 8
Nesta edição, a Comissão de Fiscalização destaca as atribuições e competências da categoria dentro do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Tags: Orientação e Fiscalização Profissional

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Serviço Social e assistência estudantil: o caso do Cefet – Pág. 9
A atuação das e dos assistentes sociais na implementação na política de Assistência Estudantil também é tema desta edição, que traz como exemplo, o caso do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet)
Tags: ensino e pesquisa; assistência social

Clique aqui para acessá-la.