Publicado em 27/07/2020
O Coletivo pela (Re) Implantação do Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) da Região de Manhuaçu convida a todas e todos os profissionais do território para o Circuito em favor do NAS Manhuaçu.
A programação tem o objetivo de aproximar a categoria profissional do debate, mostrando a importância de se articularem para fortalecer o Serviço Social nesta parte da Zona da Mata Mineira.
Para saber o que são e quais os papeis dos NAS, clique aqui.
As atividades serão realizadas inteiramente via plataforma digital, em função da pandemia. Confiram o cronograma, divulguem para colegas assistentes sociais da região e participem!
Programação
28/07 (terça-feira), às 18h
Aula participativa com o tema “A intrínseca e necessária relação entre as lutas sociais e o Serviço Social”
Esta retomada dos fundamentos da profissão busca refrescar e adensar a compreensão de que o Serviço Social apenas se significa enquanto profissão de terceiro grau inserida na divisão social e técnica do trabalho no compasso que se articula às lutas sociais em favor dos trabalhadores – inclusive e principalmente, os trabalhadores mais expropriados de direitos. Para este momento, contaremos com o Professor Juliano Zancanelo Rezende, graduado e mestrando em Serviço Social pela UFJF, Professor Substituto do curso de Serviço Social UFV e membro da diretoria regional leste da ABEPSS. E também com a professora Noêmia de Fátima Silva Lopes, mestre pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Especialista em Organização do Trabalho e Serviços no Âmbito das Políticas Públicas Municipais e Graduada em Serviço Social pelas Faculdades Integradas de Caratinga. Compõe corpo docente efetivo do curso de Serviço Social do Departamento de Política e Ciência Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES-MG na área de Serviço Social e subárea: Fundamentos do Trabalho, Ética e Direitos Humanos. Diretora da Seccional Montes Claros do Conselho Regional do Serviço Social – CRESS 6ª Região para o triênio 2020-2023. Realmente, imperdível!
Para se inscrever na atividade: https://forms.gle/
Para acessar a sala do evento acesse: https://meet.google.com/igg-
04/08 (terça-feira), às 18h
Diálogo aberto com o NAS de Juiz de Fora e com a SubComago da Seccional Juiz de Fora
A Comissão de Apoio a Grupos Organizados – COMAGO visa apoiar a iniciativa de profissionais interessados em se organizar e busca estabelecer interlocução entre a categoria e o Conselho. É responsável pelo acompanhamento e suporte aos NAS – Núcleos de Assistentes Sociais em todo o estado e tem nos apoiado desde o início desta construção. O NAS JF está vivenciando um processo recente de reimplantação. Tendo, assim, muito a compartilhar de sua experiência e contribuir para o nosso processo. Questões como “o que é um NAS; atribuições; formato “institucional”; importância de um NAS na nossa micro no sentido de fortalecimento das lutas da profissão na nossa região; socialização das informações e conhecimentos; dinamização dos espaços sociocupacionais; desdobramentos em direção da valorizaçãoo da profissão; contribuição para a formação continuada das e dos assistente sociais e muitas outras questões serão trabalhadas neste encontro.
Para se inscrever na atividade: https://forms.gle/
Para acessar o evento acesse: https://meet.google.com/tuj-
07/08 (sexta-feira), às 18h
Reunião Ampliada do Coletivo em favor da implantação do NAS na micro de Manhuaçu e @s Assistentes Sociais do território.
Os NAS são espaços de articulação e organização dos assistentes sociais de base, que cumprem o papel de interiorização, descentralização e democratização da gestão técnico-política do CRESS-MG. Nosso objetivo é construir espaços de discussão para defender e valorizar o Serviço Social; Fortalecer a categoria e contribuir na instrumentalização dos profissionais para o exercício da profissão. Neste encontro, apresentaremos de forma concreta nossa proposta e convocamos a categoria na efetiva implantação de um núcleo de assistentes sociais ativo, ético, com potencial de articulação e organização da categoria frente as pautas advindas das instituições e políticas sociais, dos nosso usuários e trabalhadores no geral e especificamente as pautas da profissão que estão completamente arranjadas com as mediações das conjunturas.
Confira os municípios de abrangência do NAS Manhuaçu: Abre Campo, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caputira, Chalé, Conceição de Ipanema, Durandé, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Manhumirim, Manhuaçu, Martins Soares, Matipó, Mutum, Pocrane, Reduto, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento, Simonésia e Taparuba.
SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h