Espalhados pelo estado, NAS fortalecem a categoria durante pandemia

Publicado em 21/07/2020

Representantes dos Núcleos de toda a Minas Gerais, durante Encontro Estadual dos NAS, em BH, no ano passado.

Quando a categoria se mobiliza e se articula, a profissão se fortalece. É desta forma que, espalhados por Minas Gerais, se estabelecem os Núcleos de Assistentes Sociais (NAS), que são formados por profissionais de um mesmo município, região ou área de atuação.

Estes grupos recebem o apoio do CRESS-MG, através da Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago), para materializarem estratégias e atividades que promovam o debate e a formação continuada sobre assuntos de interesse do Serviço Social brasileiro.

A existência dos NAS também é uma forma de respeitar e valorizar as peculiaridades sociais e culturais de cada parte do estado, assim como de difundir as ações do Conjunto CFESS-CRESS. Hoje são 32 Núcleos ativos que, com a pandemia, precisaram adaptar seus planejamentos anuais.

Confira algumas das atividades promovidas a partir do fim de março, quando o Conselho estabeleceu o trabalho remoto.

NAS em ação

O CRESS-MG, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG), promoveu um Encontro Remoto com Assistentes Sociais e Psicólogas/os, sobre "Os desafios da atuação no SUAS durante a pandemia", no dia 28 de maio de 2020. Participaram profissionais que compõem os NAS e que atuam na política pública de Assistência Social.

Em parceria com a Comissão de Comunicação, a Comago promoveu, no dia 09 de junho, uma capacitação, por videoconferência, sobre os “Desafios da comunicação e articulação dos Núcleos durante a pandemia”. Na ocasião, foram apresentadas ferramentas para realizar atividades online, tendo em vista a necessidade de isolamento social.

No dia 24 de junho, a Comago se reuniu com as coordenações dos NAS, para a construção coletiva de formulários de levantamento para identificar desafios e traçar estratégias de articulação e fortalecimento profissional em nível local e regional. Em breve, divulgaremos a pesquisa. Contribua respondendo e compartilhando com colegas.

Com base nos resultados, os Núcleos realizarão o planejamento das suas atividades remotas para os próximos meses, considerando a pandemia, tais como reuniões, oficinas, encontros e rodas de conversa. A seguir, você confere alguns dos eventos online promovidos neste período:

• “Ciclo de Formação: o fortalecimento teórico-político da intervenção profissional de assistentes sociais em tempos de pandemia e o aprofundamento do estado de exceção brasileiro” – Seis encontros virtuais (abril e maio) – NAS Teófilo Otoni;

• Apoio na live promovida pela Seccional Juiz de Fora do CRESS-MG pelo Dia da e do Assistente Social (maio) – NAS Juiz de Fora;

• Roda de Conversa sobre o trabalho de assistentes sociais frente à questão pandêmica (junho) – NAS MotivAção (Guanhães);

• Reunião online sobre os desafios de assistentes sociais no enfrentamento à pandemia (junho) – NAS Patos de Minas;

• Apoio na realização da orientação coletiva do Setor de Orientação e Fiscalização – Sofi (julho) – NAS Juiz de Fora;

• Minicurso “Serviço Social e os principais desafios na atual conjuntura: estratégias de enfrentamento” (julho) – NAS Januária;

Assistentes sociais da região de Viçosa se reúnem para planejar as ações do Nasvir.

Além disso, estão acontecendo reuniões de planejamento, como as do NAS Barbacena, NAS Divinópolis, NAS Passos e Nasvir (Viçosa e Região), e estão previstas atividades remotas para os próximos meses, como o Circuito de Rearticulação do NAS Manhuaçu, cuja programação incluiu quatro atividades entre o fim de julho e início de agosto.

Na sua região

Para compor um Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) em seu município ou região, entre em contato com comago@cress-mg.org.br. Mas antes, confira aqui, se já não existe algum NAS próximo de onde você atua.

As prinicipais ações feitas nos últimos três anos, podem ser conferidas no Relatório de Gestão (2017-2020), do CRESS-MG.