CRESS-MG promove novo curso de português para assistentes sociais

Publicado em 02/07/2013

Após o sucesso do lançamento, em março, o CRESS-MG irá promover a segunda edição do curso Língua Portuguesa – Uso da Linguagem na Atuação do Assistente Social, na Sede (BH), de agosto a outubro.

Saber falar bem e escrever bem faz a diferença para qualquer trabalhador nos dias de hoje, inclusive para o profissional de Serviço Social. Foi pensando nisso que o CRESS-MG idealizou este projeto, que agora chega a sua segunda edição, reformulado, e mais adequado às demandas exigidas pela sociedade à categoria.

Serão formadas duas turmas com até 20 alunos cada: uma às quartas-feiras e outra às quintas-feiras, sempre das 19h às 22h. A carga-horária é de 24 horas e será emitido certificado. A inscrição custa R$ 120 (aprox. R$ 5 hora/aula) e só podem se inscrever assistentes sociais registrados e em dia com a anuidade do CRESS-MG. 
 
Inscrições
 
Turma 1 – Aulas às quartas-feiras – 19h às 22h 
Datas: 21/08; 28/08; 04/09; 11/09; 18/09; 25/09; 02/10; 09/10; 16/10
Local: Auditório da Sede do CRESS-MG, em BH.
Inscreva-se!
 
Turma 2 – Aulas às quintas-feiras – 19h às 22h 
Datas: 22/08; 29/08; 05/09; 12/09; 19/09; 26/09; 03/10; 10/10; 17/10
Local: Auditório da Sede do CRESS-MG, em BH.
Inscreva-se!
 
Objetivos

Os objetivos do Minicurso baseiam-se na necessidade de atualização do profissional de SS, principalmente no que diz respeito ao uso da linguagem em seu meio de trabalho. Desse modo, o Minicurso visa a:

  • Introduzir conceitos linguísticos pertinentes à atuação do/a assistente social, no que tange a produção linguística falada e escrita, como a noção de gênero de discurso e variação linguística, por exemplo;
  • Refletir sobre os processos de leitura e de escrita, com foco nas condições de produção e na articulação textual, buscando aprofundar as habilidades de interpretação e o desenvolvimento da escrita;
  • Compreender os diferentes tipos de argumentação e os principais equívocos cometidos na construção argumentativa, com vistas a aprimorar as habilidades de argumentação;
  • Revisar tópicos gramaticais pertinentes à produção linguística do/a assistente social, procurando compreender o funcionamento e os usos linguísticos do Português Brasileiro;
  • Contribuir para a formação continuada do/a profissional de SS, tanto pelas atividades relacionadas aos objetivos anteriores, quanto através de discussões acerca do uso da linguagem na sociedade e no ambiente de trabalho de um modo geral.
 
Conteúdo
 
O conteúdo listado abaixo foi desenvolvido pensando-se nos objetivos previamente elencados e é flexível – pode ser adaptado e/ou reprogramado a depender das interações com os alunos quando do início do Minicurso. Estão previstas de 24 horas para a realização de todo o Minicurso. 
 
  • Linguagem e Leitura: texto e a noção de gênero, a linguagem verbal e não-verbal; a leitura como processo: a construção do sentido e os conhecimentos prévios. Análise de textos de diferentes gêneros. Atividade escrita: um texto sobre pontos positivos e negativos da formação em Serviço Social. Duração: 2h30.
  • Escrita e Articulação Textual: o processo de escrita e as condições de produção textual. Análise de textos de diferentes gêneros. Articulação textual: coesão e coerência, ambiguidade, paralelismo. Exercícios. Duração: 2h30.
  • Argumentação I: o ato de argumentar. Tipos de argumentação. Modalizadores e operadores argumentativos. Exercícios. Comentários sobre a primeira atividade escrita. Duração: 2h30.
  • Argumentação II: erros de argumentação. Análise de falhas de argumentação. Roteiro para argumentação. Atividade escrita: um texto de tema relevante para o profissional de SS, em que a argumentação deva ser cuidadosamente construída. Duração: 2h30.
  • Gramática I: ortografia: novo acordo ortográfico. Exercícios e análise de erros de ortografia. Concordância verbo-nominal. Exercícios e análise dos principais erros de concordância. Regência verbal e mudança de sentido. Exercícios. Duração: 2h30.
  • Gramática II: referenciação, escolhas lexicais e efeitos de sentido. Pontuação. Exercícios. Comentários sobre a segunda atividade escrita. Proposta de reescrita do texto argumentativo. Duração: 2h30.
  • Fala e Escrita: as principais diferenças entre linguagem oral e linguagem escrita. Análise de marcas da oralidade em textos escritos. Atividade escrita: proposta de retextualização.  Duração: 2h30.
  • Variação Linguística: a noção de variação e as principais variações linguísticas do Português Brasileiro. Discussão sobre preconceito linguístico. Comentários sobre a atividade de reescrita – argumentação. Duração: 2h30

 

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